22/01/2021

O que acontece quando seu cérebro não sabe distinguir entre em cima e embaixo?

Redação do Diário da Saúde
O que acontece quando seu cérebro não sabe distinguir entre em cima e embaixo?
Nosso cérebro pode se complicar quando não é simples dizer o que está em cima e o que está embaixo.
[Imagem: NASA]

Gravidade deslocada

O que lhe parece para cima pode na verdade ser outra direção, dependendo de como nosso cérebro processa nossa orientação.

Usando realidade virtual, pesquisadores descobriram que as pessoas diferem no quanto são influenciadas por seu ambiente visual - a interpretação de um indivíduo da direção da força da gravidade pode ser alterada pela forma como seu cérebro responde às informações visuais.

Essa diferença pode ajudar a entender melhor como usamos as informações visuais para interpretar nosso ambiente e como agimos ao realizar outras tarefas.

"Essas descobertas também podem nos ajudar a entender melhor e prever por que os astronautas podem estimar erroneamente o quão longe eles se moveram em uma determinada situação, especialmente na microgravidade do espaço," disse o professor Laurence Harris, da Universidade York (EUA), um renomado especialista em ciência da percepção.

Ilusão de Reorientação Visual

Nos experimentos de realidade virtual, os participantes deitavam-se em um ambiente virtual que havia sido inclinado para que o visual "para cima" ficasse acima de suas cabeças, e não alinhado com a gravidade.

Os pesquisadores descobriram que os participantes se enquadravam em dois grupos: Um grupo que percebeu que estavam de pé verticalmente (alinhados com a cena visual), embora estivessem na verdade deitados, e um segundo grupo que manteve uma ideia mais realista de sua posição deitada.

A equipe chamou o primeiro grupo de "Vulneráveis à Ilusão de Reorientação Visual". Em decorrência de sua ilusão, elas sentem que estão se movendo mais rápido e mais longe do que as pessoas não suscetíveis à ilusão.

"Os resultados relatados neste artigo podem ser úteis quando pousarmos pessoas na Lua novamente, em Marte ou em cometas ou asteroides, já que ambientes de baixa gravidade podem levar algumas pessoas a interpretar seu movimento próprio de forma diferente - com resultados potencialmente catastróficos," disse Harris.

As descobertas também podem ser úteis para os projetistas de jogos de realidade virtual, uma vez que certos ambientes virtuais podem levar a diferenças na forma como os jogadores interpretam e se movem no jogo. Os pesquisadores dizem que as descobertas também podem informar os modelos de como o envelhecimento pode afetar a capacidade de se mover e se equilibrar.

Checagem com artigo científico:

Artigo: When gravity is not where it should be: How perceived orientation affects visual self-motion processing
Autores: Meaghan McManus, Laurence R. Harris
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0243381
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cérebro

Mente

Olhos e Visão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.