22/12/2022

Como discordar dos outros sem brigar

Redação do Diário da Saúde
Como discordar dos outros sem brigar
O professor Dan Edelstein criou um curso para ensinar a ponderação às pessoas, destacando que elas devem evitar o debate, que é um tipo muito específico de diálogo.
[Imagem: Stanford University]

Curso de cidadania

A polarização da sociedade parece destruir a capacidade das pessoas de dialogar, tão logo aquelas que se posicionam de um lado da questão passam a não aceitar uma posição contrária à sua.

Isso tem gerado agressões verbais, sobretudo nas redes sociais, e até físicas.

Mas existem maneiras de discordar de alguém sem ser sequer desagradável, e menos ainda ser agressivo, diz o professor Dan Edelstein, da Universidade de Stanford (EUA), que organizou um curso de cidadania, para tentar minimizar a agressividade social que tem proliferado em todo o mundo.

"Para sermos bons cidadãos, temos que entender o que é esperado de nós em nossas interações com os outros e quais são nossas expectativas. Um dos principais objetivos do curso de cidadania é destacar que é normal o fato de que as pessoas nem sempre concordam, e destacar por que isso é tão inestimável. Na verdade, a discordância é uma característica, não um defeito da democracia," detalhou ele.

É importante não apenas incentivar a diversidade de pontos de vista, para que novas ideias possam surgir, mas também ser confrontado com ideias das quais discordamos, pois isso "nos obriga a esclarecer e refinar nossos próprios pensamentos," justifica Edelstein.

Não é só debate

O modo de interação mais comum quando se frequenta as redes sociais ou se assiste aos noticiários, é o debate, que é uma forma de diálogo, mas que envolve a tentativa de persuadir os outros a defender seu ponto de vista, com pouca troca de ideias ou ponderações.

"Realmente, o que queremos que nossos alunos pratiquem, e o que eu acho que precisamos mais em nosso país e nas democracias ao redor do mundo, é a ponderação," disse Edelstein. "É uma maneira de enquadrar um desacordo de modo a manter a conversa viva e levá-la adiante, em vez de transformá-la em um conflito de pontos de vista."

Aqui estão algumas das dicas que o professor Edelstein passa em seu curso quando você se deparar com alguém que discorde de seus pontos de vista.

1. Esteja disposto a mudar de ideia

"Para passar do debate para a ponderação, é realmente o seu estado de espírito que precisa mudar. Quando estamos debatendo, somos rápidos, entusiasmados e apaixonados. Esse é um estado de espírito terrível se você quiser se tornar ponderado. Você precisa manter a mente aberta e ser mais reflexivo sobre as coisas. Você tem que desacelerar, não deixar suas emoções se inflamarem com o que alguém diz quando você discorda deles. É dizer para si mesmo: 'OK, eu não concordo com isso, mas mesmo assim vou ouvir.' Algumas vezes, você pode até mesmo se pegar concordando com uma ideia ou ponto de vista que havia rejeitado anteriormente.

2. Seja curioso sobre por que as outras pessoas se sentem do jeito que elas se sentem

"Mesmo que o que a pessoa do outro lado da mesa está dizendo a você pareça completamente conflitante com tudo o que você acredita, ainda pode ser interessante descobrir por que algumas pessoas parecem ser tão persuadidas por uma visão de mundo completamente diferente da sua. É importante não taxar as pessoas como estúpidas ou inferiores, o que pode acontecer quando ficamos irritados e respondemos mais com base em uma reação emocional do que reflexiva."

3. Evite rótulos

"Se eu discordo de você e as primeiras palavras que saem da minha boca são 'Bem, isso é estúpido' ou 'Acho isso estúpido', então estou sendo desagradável. O que nossos colegas do Laboratório de Democracia Deliberativa descobriram é que, se você abster-se de nomes e rótulos e, em vez disso, falar sobre ideias e políticas, então, com poucas exceções, você pode ter uma conversa aberta com alguém que aborda isso de um ponto de vista político diferente."

4. Compartilhe suas experiências

"Quando trazemos as coisas de volta ao que sabemos por experiência, o que passamos, o que vimos, isso torna essas conversas mais interessantes e talvez um pouco mais harmoniosas. Se alguém disser algo estranho, você pode responder , "Essa não é realmente a minha experiência. Na verdade, minha experiência tem sido o oposto." Ou, 'Oh, onde isso aconteceu? Sabe, isso parece realmente surpreendente para mim. Nenhum dos meus amigos parece ter tido essa experiência'."

5. Ouça realmente o que os outros estão dizendo

"A ponderação requer ouvir ativamente o que as pessoas estão dizendo, e não tentar contestá-las para provar que você está certo e elas estão erradas. Nós fazemos questão de definir a escuta ativa como um tipo muito específico de escuta. Ela é ativa no sentido de que você precisa se controlar constantemente para permanecer nesse modo mais deliberativo, em vez de ter uma reação instintiva ou repulsiva ao que alguém diz."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Comportamento

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.