12/11/2019

Como podemos evitar que o tom suba demais numa discussão?

Redação do Diário da Saúde
Como podemos evitar que o tom suba demais numa discussão?
"Essas respostas retaliadoras só surgem quando você não pensa muito sobre o assunto," disse o pesquisador.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Escalada de argumentos

Quando começamos a disparar argumentos em um debate, passando de qualquer ponderação a um ataque, isto está mais frequentemente enraizado em nossas reações impulsivas do que ser fruto de uma estratégia para vencer a discussão.

Psicólogos afirmam que poderíamos evitar muitos conflitos pensando de forma mais deliberada e considerando as consequências futuras daquilo que estamos falando para defender nosso ponto de vista.

"As pessoas geralmente são motivadas por retaliação, mesmo que elas próprias não percebam isso. Isso não é algo que está sempre em nossa consciência, mas tende a ser um motivador muito forte para o comportamento," diz o professor Boaz Keysar, da Universidade de Chicago (EUA).

Pense antes de falar

A conclusão de Keysar é baseada em uma série de sete experimentos conduzidos em locais públicos, nos quais os pesquisadores usaram incentivos financeiros para simular os riscos de conflitos da vida real, oferecendo aos participantes oportunidades de dar ou tomar dinheiro de outra pessoa.

Analisando o comportamento de mais de 1.000 participantes nos sete experimentos, os psicólogos constataram que encorajar a ponderação deliberada levou a menos exemplos de escalada de conflitos.

De fato, eles descobriram que mesmo fazer perguntas muito simples consegue alterar o comportamento dos participantes, reduzindo a probabilidade de uma resposta negativa.

"Essas respostas retaliadoras só surgem quando você não pensa muito sobre o assunto," disse o pesquisador Nicholas Epley. "Você está agindo em sua resposta emocional imediata."

Ponderar, por pouco que seja, evita a resposta "inadequada" que acaba resultando na escalada de argumentos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Escalation of negative social exchange: Reflexive punishment or deliberative deterrence?
Autores: James Vandermeer, Christine Hosey, Nicholas Epley, Boaz Keysar
Publicação: Journal of Experimental Social Psychology
Vol.: 84, 103823
DOI: 10.1016/j.jesp.2019.103823
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Emoções

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.