30/11/2023

Como nosso coração mexe com nosso cérebro: Ciclo cardíaco afeta resposta neural

Redação do Diário da Saúde
Como nosso coração mexe com nosso cérebro: Ciclo cardíaco afeta resposta neural
Pesquisadores descobriram uma conexão entre o coração e o cérebro humanos, revelando janelas de tempo distintas adaptadas para a ação e para a percepção.
[Imagem: Mohamed Ben Ammar/Pixabay]

Quando o coração manda no cérebro

Se você acabou de ler que nossos olhos literalmente conversam com nossos ouvidos, prepare-se para conhecer mais um bate-papo fisiológico que rola dentro de nós mesmos - só que este é silencioso e rápido.

As maneiras pelas quais percebemos e nos envolvemos com o mundo - nossa percepção - são influenciadas por processos corporais internos, como os batimentos cardíacos, a respiração e a digestão. A atividade cardíaca, especificamente, pode influenciar a percepção auditiva e visual, e também já se sabia que a fase sistólica do ciclo cardíaco, quando os vasos sanguíneos são brevemente distendidos, diminui nossas percepções sensoriais e táteis.

Agora, Esra Al e seus colegas do Instituto Max Planck de Ciências Humanas Cognitivas e do Cérebro (Alemanha) descobriram que tudo é muito preciso, existindo janelas ideais para a ação e para a percepção durante o breve intervalo de 0,8 segundo de um batimento cardíaco.

A sequência de contração e relaxamento do coração tem uma estreita e precisa ligação com alterações no nosso sistema motor e na nossa capacidade de responder aos estímulos.

E isto pode ter implicações nos tratamentos de inúmeras patologias, da depressão ao acidente vascular cerebral, passando por todas as condições que excitam as células nervosas.

Como nosso coração mexe com nosso cérebro: Ciclo cardíaco afeta resposta neural
A temporização adequada da estimulação transcraniana deverá ter impacto direto em tratamentos para várias condições.
[Imagem: Esra Al et al. - 10.1371/journal.pbio.3002393]

Ajustes na percepção

A equipe queria entender se havia alterações na excitabilidade cortical e corticoespinhal - a capacidade de responder a estímulos - ao longo do ciclo cardíaco. Para isso, 37 voluntários saudáveis, com idades entre 18 e 40 anos, receberam uma série de pulsos de estimulação magnética transcraniana (TMS) - pulsos magnéticos curtos não invasivos que estimulam as células nervosas - acima do lado direito do cérebro. As respostas motoras e corticais, bem como os batimentos cardíacos, foram medidos durante os pulsos.

Os pesquisadores descobriram que a fase sistólica gera uma resposta aos estímulos - uma excitabilidade - muito maior do que durante as outras fases do batimento cardíaco. As gravações simultâneas da atividade cerebral, da atividade cardíaca e da atividade muscular indicam que o tempo dos batimentos cardíacos e seu processamento neural estão ligados a mudanças na capacidade e na velocidade de resposta do sistema motor.

"É intrigante, este estudo revela uma ligação notável entre o coração e o cérebro humanos, revelando janelas de tempo distintas adaptadas à ação e à percepção," escreveu a equipe.

A estimulação magnética transcraniana é usada em tratamentos para depressão e recuperação após derrames. Estas novas descobertas sugerem que os parâmetros dessa estimulação podem ser ajustados para melhorar os resultados, bem como contribuir para uma maior compreensão das interações cérebro-corpo na saúde e na doença.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cardiac activity impacts cortical motor excitability
Autores: Esra Al, Tilman Stephani, Melina Engelhardt, Saskia Haegens, Arno Villringer, Vadim V. Nikulin
Publicação: PLoS Biology
DOI: 10.1371/journal.pbio.3002393
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Coração

Cérebro

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.