08/05/2025

Criado primeiro fármaco para tratar covid longa

Redação do Diário da Saúde
Criado primeiro fármaco para tratar covid longa
Anticorpos (mostrados em laranja e roxo) ligam-se às proteínas de pico na superfície do vírus SARS-CoV-2 (mostradas em azul-petróleo e amarelo). As proteínas de pico são cruciais para a entrada do SARS-CoV-2 nas células humanas, e isso pode ser bloqueado por anticorpos específicos, interrompendo o ciclo de infecção.
[Imagem: WEHI]

Tratamento para covid longa

O isolamento e as máscaras se foram, mas a covid-19 continua por aí: Somente no Brasil, foram quase 900.000 casos no ano passado, com mais de 6.000 mortes.

Esse quadro se repete em todo o mundo, por isso a comunidade científica continua em busca de tratamentos, sobretudo para os efeitos persistentes da doença, conhecidos agora como "sequelas pós-agudas da covid-19".

Agora, uma equipe australiana anunciou o desenvolvimento de um novo composto medicamentoso que conseguiu prevenir os sintomas longos da covid - uma descoberta histórica que pode levar a um futuro tratamento para essa condição debilitante.

O primeiro teste mostrou que camundongos tratados com o composto antiviral, chamado HL21, ficaram protegidos contra disfunções cerebrais e pulmonares de longo prazo, os principais sintomas da covid longa. O fármaco apresentou eficácia melhor do que o Paxlovid, o principal tratamento atualmente aprovado para covid-19.

"Com 5% das pessoas que contraem covid-19 desenvolvendo covid longa, a doença se transformou em uma pandemia silenciosa, na qual milhões de pessoas lutam contra os sintomas, com mais perguntas do que respostas," disse o Dr. Marcel Doerflinger, do Instituto Walter e Eliza Hall. "Nossos estudos pré-clínicos alcançaram algo que nenhuma terapia atualmente aprovada conseguiu até o momento: Prevenir os sintomas mais debilitantes da covid longa em camundongos."

A expectativa é que os resultados positivos nos testes com animais possam levar a ensaios clínicos em humanos e a um tratamento oral para covid longa no futuro.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A novel PLpro inhibitor improves outcomes in a pre-clinical model of long COVID
Autores: Stefanie M. Bader, Dale J. Calleja, Shane M. Devine, Nathan W. Kuchel, Bernadine G. C. Lu, Xinyu Wu, Richard W. Birkinshaw, Reet Bhandari, Katie Loi, Rohan Volpe, Yelena Khakham, Amanda E. Au, Timothy R. Blackmore, Liana Mackiewicz, Merle Dayton, Jan Schaefer, Lena Scherer, Angus T. Stock, James P. Cooney, Kael Schoffer, Ana Maluenda, Elizabeth A. Kleeman, Kathryn C. Davidson, Cody C. Allison, Gregor Ebert, Gong Chen, Kasiram Katneni, Theresa A. Klemm, Ueli Nachbur, Smitha Rose Georgy, Peter E. Czabotar, Anthony J. Hannan, Tracy L. Putoczki, Maria Tanzer, Marc Pellegrini, Bernhard C. Lechtenberg, Susan A. Charman, Melissa J. Call, Jeffrey P. Mitchell, Kym N. Lowes, Guillaume Lessene, Marcel Doerflinger, David Komander
Publicação: Nature Communications
Vol.: 16, Article number: 2900
DOI: 10.1038/s41467-025-57905-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Sistema Imunológico

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.