29/12/2021

Descoberto novo músculo em nossa mandíbula

Redação do Diário da Saúde
Descoberto novo músculo em nossa mandíbula
A camada muscular recém-descoberta vai da parte de trás da maçã do rosto até o músculo anterior da mandíbula (S = camada superficial, D = camada profunda, C = camada coronoide).
[Imagem: Szilvia E. Mezey et al. - 10.1016/j.aanat.2021.151879]

Seção coronoide do masseter

A anatomia humana ainda nos reserva muitas surpresas: Médicos suíços acabam de descobrir uma seção previamente ignorada de músculos na mandíbula, descrevendo essa camada em detalhes pela primeira vez.

O músculo masseter é o mais proeminente dos músculos da mandíbula. Se você colocar os dedos na parte de trás das bochechas e pressionar os dentes, sentirá o músculo se contrair. Os livros de anatomia geralmente descrevem o masseter como tendo uma parte superficial e outra profunda.

Agora, Szilvia Mezey e seus colegas descreveram a estrutura do músculo masseter como contendo uma terceira camada adicional, ainda mais profunda.

A equipe propõe que essa camada receba o nome de Musculus masseter pars coronidea - em outras palavras, a seção coronoide do masseter - porque a camada de músculo recém-descrita está ligada ao processo muscular (ou "coronoide") da mandíbula inferior.

Puxar a mandíbula para trás

O estudo anatômico foi baseado no exame detalhado da musculatura da mandíbula fixada em formalina, tomografia computadorizada e análise de seções de tecido de pessoas falecidas que doaram seus corpos para a ciência.

Para confirmar tudo, foram usados dados de ressonância magnética de pessoas vivas.

"Esta seção profunda do músculo masseter é claramente distinguível das duas outras camadas em termos de seu curso e função," explicou Mezey, da Universidade da Basileia.

O arranjo das fibras musculares, segundo a pesquisadora, sugere que essa camada profunda está envolvida na estabilização da mandíbula. Ela também parece ser a única parte do masseter que é capaz de puxar a mandíbula para trás - ou seja, em direção à orelha.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The human masseter muscle revisited: First description of its coronoid part
Autores: Szilvia E. Mezey, Magdalena Muller-Gerbl, Mireille Toranelli, Jens Christoph Turp
Publicação: Annals of Anatomy - Anatomischer Anzeiger
DOI: 10.1016/j.aanat.2021.151879
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biologia

Saúde Bucal

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.