11/09/2008

Aprendizado subliminar é demonstrado cientificamente

Cathleen Genova

Aprendizado instrumental

Embora a idéia de que o aprendizado instrumental possa ocorrer de forma subconsciente venha sendo aventada há mais de um século, até hoje ela não havia sido demonstrada de forma inequívoca.

Agora, um novo estudo que acaba de ser publicado utilizou sofisticados disfarces de percepção, modelagem computacional e neuroimageamento para demonstrar que o aprendizado instrumental pode ocorrer no cérebro humano sem o processamento consciente de informações contextuais.

Associação subconsciente de sinais subliminares

"Os humanos freqüentemente invocam um argumento de que sua intuição pode resultar em melhores decisões do que o raciocínio lógico," diz o Dr. Mathias Pessiglione, Universidade College London, na Inglaterra. "Esses argumentos podem se fundamentar no aprendizado associativo subconsciente entre sinais subliminares presentes em uma dada situação e os resultados verificados."

Por exemplo, um jogador de pôquer experiente pode ter mais êxito no jogo devido à associação entre o rendimento monetário e as manifestações comportamentais subliminares dos seus oponentes.

Imagens subliminares

Para estudar esse fenômeno, o Dr. Pessiglione e seus colegas criaram sinais visuais a partir de símbolos abstratos embaralhados. A percepção visual foi avaliada mostrando duas das sinalizações visuais disfarçadas e perguntando aos participantes se eles percebiam qualquer diferença.

"Nós avaliamos que, se as pessoas fossem incapazes de perceber corretamente quaisquer diferenças entre os sinais disfarçados, então eles seriam também incapazes de construir representações conscientes das associações sinal-resultado," explica o Dr. Pessiglione.

Condicionamento subliminar

No próximo conjunto de experimentos, os participantes executavam uma tarefa de condicionamento subliminar que empregava o mesmo procedimento de mascaramento, mas os sinais eram agora ligados a rendimentos em dinheiro.

Usando esta metodologia, os pesquisadores observaram que a conexão com prêmios e punições guiou as respostas comportamentais e até mesmo as preferências condicionadas por sinais abstratos que os participantes não viam de forma consciente.

Efeitos do aprendizado instrumental subliminar no cérebro

Os pesquisadores fizeram mapeamentos do cérebro, utilizando ressonância magnética funcional, para investigar os circuitos cerebrais específicos que estão ligados ao condicionamento instrumental subliminar.

"O estriado ventral respondeu aos sinais subliminares e aos resultados visíveis de uma forma que lembra muito de perto nosso algoritmo computacional, expressando valores de prêmios esperados e predizendo erros," diz Pessiglione. "Nós concluímos que, mesmo sem o processamento consciente de sinais contextuais, nosso cérebro pode aprender o valor desses sinais e utilizar isso para fornecer um critério na tomada de decisão."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Memória

Cérebro

Intuição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.