24/09/2019

Aqui está o que você precisa para chegar ao topo - e permanecer lá

Redação do Diário da Saúde
Aqui está o que você precisa para chegar ao topo - e permanecer lá
Mas convém não exagerar: Muitos jovens assumem responsabilidade excessiva pela qualidade do trabalho.
[Imagem: Deskmag/Wikimedia]

Receita para progredir

Nada na vida é de graça. Então, como alguns se tornam tão criativos e habilidosos, subindo ao topo em seus respectivos campos?

O refrão comumente aceito é que 10.000 horas de prática são necessárias para se tornar realmente bom em alguma coisa. Embora o número de horas ofereça pouco mais que uma dica, não há dúvida de que muita prática e foco são essenciais para se tornar realmente bom naquilo que alguém se propõe a fazer.

Em outras palavras, você precisa praticar exatamente no que deseja se destacar.

Então, acrescente aí os outros ingredientes da receita para se classificar entre os melhores em um determinado campo: Além da paixão por aquilo faz, adicione persistência, a mentalidade certa e busque o apoio de outras pessoas.

Essa é a única maneira de manter-se motivado e levar adiante toda a prática necessária.

"Parece que certos fatores precisam estar presentes para se tornar um especialista em um determinado campo," diz o professor Hermundur Sigmundsson, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. "Um conceito-chave nesse contexto é encontrar uma área na qual você esteja interessado. É assim que podemos acender a centelha".

Mentores

É claro que cada um deverá adicionar suas próprias medidas de cada ingrediente. E mesmo homens e mulheres parecem compôr suas receitas de forma diferente.

O professor Sigmundsson explica que os homens geralmente encontram a conexão mais forte entre paixão e persistência, gastando muita energia naquilo por que são apaixonados. Para as mulheres, a conexão mais forte parece ser entre persistência e uma mentalidade positiva.

Seja você homem ou mulher, contudo, é improvável que você possa empreender e gerenciar a jornada sozinho.

Você provavelmente precisará de um mentor - alguém que possa lhe mostrar o caminho e que lhe dê apoio e encorajamento - de fato, parece que os relacionamentos moldam a própria evolução da sociedade.

O professor Sigmundsson recomenda escolher alguém com a base de conhecimento certa para apoiá-lo pelo longo tempo necessário para que você se torne proficiente no campo que pretende dominar.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The Passion Scale: Aspects of reliability and validity of a new 8-item scale assessing passion
Autores: H. Sigmundsson, M. Haga, F. Hermundsdottir
Publicação: New Ideas in Psychology
Vol.: 56, January 2020, 100745
DOI: 10.1016/j.newideapsych.2019.06.001
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Trabalho e Emprego

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.