05/04/2010

Brainstorming pode inibir criatividade e gerar fixação de ideias

Redação do Diário da Saúde
Brainstorming - Vantagens e desvantagens
Em vez de alimentar a criatividade e a geração de ideias, o brainstorming coletivo pode levar à conformidade e à fixação nas ideias dos outros.
[Imagem: UT Arlington]

O que é Brainstorming

Outrora difundida como a técnica mais eficaz para a busca de soluções de problemas e a liberação da criatividade coletiva, o brainstorming não tem-se mostrado assim tão eficaz quando analisado de um ponto de vista estritamente científico.

O brainstorming - ou tempestade cerebral - é uma técnica na qual um grupo de pessoas se reúne para "liberar" quaisquer ideias sobre o tema objeto da discussão. Presume-se que a liberdade para falar traga à tona ideias criativas e soluções originais.

Mas os estudos científicos não têm mostrado isso.

Deficiências do Brainstorming

Recentemente, uma pesquisa feita no Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, demonstrou que o brainstorming funciona melhor para problemas mais genéricos.

Agora, outro grupo de cientistas norte-americanos descobriu que, ao contrário do que se espera, o brainstorming pode não ser o melhor caminho a tomar quando o objetivo é a liberação da criatividade e a geração de ideias originais e variadas - justamente o que é tido como seu maior trunfo.

Em um estudo que será publicado no próximo número da revista científica Applied Cognitive Psychology os pesquisadores demonstram que os exercícios de brainstorming podem levar à fixação em apenas uma ideia ou possibilidade, bloqueando outras ideias e possibilidades.

Conformidade

Pior do que isso, os experimentos mostraram que a técnica pode até mesmo levar a uma espécie de "consenso burro", que nada mais seria do que a aceitação passiva de uma ideia única, uma conformidade, como chamam os cientistas.

"A fixação nas ideias de outras pessoas pode ocorrer inconscientemente, e levar os membros do grupo a sugerirem ideias que imitam as ideias dos seus parceiros de debate. Assim, cada pessoa se torna potencialmente menos criativa," explica o Dr. Nicholas Kohn, da Universidade do Texas, coordenador do estudo.

Segundo Kohn, este e outros estudos têm mostrado que os exercícios de brainstorming nos chamados "grupos de criatividade" parecem estar sendo superestimados como técnica para gerar ideias novas e criativas.

Brainstorming individual

A solução, segundo ele, é utilizar seções de brainstorming individuais, onde cada indivíduo escreve suas próprias ideias, repassando-as para um coordenador que efetua a compilação.

Se as ideias tiverem que ser compartilhadas em um ambiente coletivo, alerta o pesquisador, os membros do grupo devem estar conscientes da conformidade - o fenômeno da fixação nas ideias dos outros - e adotarem posturas para impedir a conformidade.

Isto poderá levar a uma discussão mais vibrante e rica, que levante uma gama maior de soluções possíveis.

Incubação mental

O estudo também confirmou uma conclusão de estudos anteriores, de que fazer uma pausa (dando tempo para um período de incubação mental entre os participantes) podem interromper o declínio natural em quantidade e variedade de ideias (déficit de produção), e encorajar a solução dos problemas discutidos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Trabalho e Emprego

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.