06/01/2011

Calvície masculina pode se originar de células-tronco defeituosas

Com informações da BBC

Causa da calvície

Especialistas norte-americanos afirmam que encontraram o que pode ser a causa da calvície entre homens.

De acordo com os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, não se trata apenas da perda de cabelo - há um problema com os fios de cabelo novos.

Este defeito significa que o cabelo produzido é tão pequeno que parece invisível a olho nu, o que causa a calvície mais comum com pontos do couro cabeludo sem cabelos, ou até o recuo da linha dos cabelos.

Os pesquisadores disseram que a causa está nas células-tronco que produzem o novo cabelo.

Cura da calvície

A partir desta descoberta, os especialistas esperam "curar" a calvície masculina restabelecendo as funções normais destas células-tronco.

Os cientistas querem desenvolver um creme que possa ser aplicado no couro cabeludo para ajudar as células-tronco a produzirem fios de cabelo normais.

A equipe de cientistas usou homens que passaram por transplantes capilares como cobaias dos estudos, comparando os folículos capilares em áreas de calvície e nas áreas com cabelo do couro cabeludo destes homens.

Apesar de as áreas sem cabelo apresentarem o mesmo número de células-tronco responsáveis pelos fios que as áreas normais do couro cabeludo, na área careca existiam menos células-tronco mais amadurecidas, as chamadas células progenitoras.

Reativação das células-tronco

Esta diferença significa que os folículos capilares em áreas de calvície encolhem, e não desaparecem, e os novos fios de cabelo produzidos são microscópicos comparados ao cabelo normal.

"Isto sugere que existe um problema na ativação de células-tronco, convertendo as células progenitoras em couro cabeludo careca", afirmou George Cotsarelis, que liderou a pesquisa.

"O fato de que existem números normais de células-tronco no couro cabeludo calvo nos dá esperança de reativar aquelas células-tronco", acrescentou.

Até agora ainda não se sabe a causa exata da calvície masculina, mas especialistas acreditam que o hormônio masculino testosterona está envolvido no processo e a calvície também pode ser hereditária.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Células-tronco

Saúde do Homem

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.