08/07/2011

Cientistas isolam célula-tronco-mãe do sangue humano

Redação do Diário da Saúde
Cientistas isolam célula-tronco-mãe do sangue humano
A chamada "mãe de todas as células-tronco" é um célula-tronco em sua forma mais pura, capaz de regenerar o sistema sanguíneo inteiro.
[Imagem: Science/AAAS]

Mãe de todas as células-tronco

Pela primeira vez, cientistas conseguiram isolar uma célula-tronco do sangue humano em sua forma mais pura - como uma única célula-tronco capaz de regenerar o sistema sanguíneo inteiro.

Eles se referem a ela como a "mãe de todas as células-tronco".

Esta descoberta, uma das mais importantes na área desde que as células-tronco foram descobertas 50 anos atrás, permitirá aproveitar melhor o poder dessas células produtoras de vida para tratar o câncer e outras doenças debilitantes de forma mais eficaz.

Célula-tronco principal

"Esta descoberta significa que agora temos um roteiro mais detalhado do desenvolvimento do sistema circulatório humano, incluindo as longamente procuradas células-tronco sanguíneas," disse o principal pesquisador da equipe John Dick, do Instituto do Câncer de Ontário, no Canadá.

"Nós isolamos uma única célula que forma todos os braços do sistema circulatório, que é a chave para maximizar o potencial das células-tronco para uso em mais aplicações clínicas. As células-tronco são tão raras que isto é um pouco como encontrar uma agulha em um palheiro," afirmou.

Essa célula-tronco principal abre caminho para a produção de quantidades suficientes de células-tronco para atendimento aos pacientes. A principal fonte até agora era o sangue do cordão umbilical, insuficiente para muitos pacientes.

Citometria de fluxo

A descoberta foi possibilitada por uma tecnologia chamada citometria de fluxo: um processo que classifica rapidamente, peneira e purifica milhões de células do sangue, colocando-as em recipientes específicos para análise científica.

Agora, os cientistas podem começar a mapear os interruptores moleculares que orientam como essas células-tronco mães se comportam e se diferenciam, e também descobrir as diferenças entre elas e os demais tipos celulares do sangue.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Sistema Circulatório

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.