17/09/2020

Cientistas criam neurônios que podem ser integrados ao cérebro

Redação do Diário da Saúde
Cientistas criam neurônios que podem ser integrados ao cérebro
As células criadas em laboratório integraram-se perfeitamente ao tecido cerebral humano de um doador.
[Imagem: Hansen et al. - 10.1002/sctm.20-0134]

Transplante alogênico

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Barcelona (Espanha) demonstrou que neurônios podem ser gerados a partir de células da pele de um doador humano usando uma tecnologia de reprogramação celular.

Esses neurônios mostraram-se prontos para se integrar ao tecido cerebral quando foram transplantados em um pequeno pedaço do cérebro de um doador humano.

Usando as mais avançadas tecnologias da área, incluindo o rastreamento neuronal monossináptico feito com vírus e em gravações eletrofisiológicas, os pesquisadores demonstraram que as células enxertadas se integram em uma rede neuronal já estabelecida - a rede da fatia do córtex cerebral do doador -, recebendo informações e estabelecendo contatos sinápticos com os neurônios naturais.

"Este é um avanço muito importante no tratamento dos danos cerebrais porque a maioria dos estudos realizados para demonstrar a viabilidade do transplante de células-tronco como terapia tem sido realizada em modelos animais, como camundongos ou ratos.

"Neste experimento, estabelecemos um método para provar que essas terapias também são eficazes no transplante de células humanas em tecido humano.

"Além disso, o fato de as células enxertadas poderem ser obtidas a partir de células da pele humana permite o transplante alogênico, ou seja, o transplante de células obtidas do mesmo paciente, evitando a rejeição do enxerto e as preocupações éticas associadas a este tipo de terapia," comentou o professor Daniel Tornero.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Grafted human pluripotent stem cell?derived cortical neurons integrate into adult human cortical neural circuitry
Autores: Marita Grønning Hansen, Cecilia Laterza, Sara Palma-Tortosa, Giedre Kvist, Emanuela Monni, Oleg Tsupykov, Daniel Tornero, Naomi Uoshima, Jordi Soriano, Johan Bengzon, Gianvito Martino, Galyna Skibo, Olle Lindvall, Zaal Kokaia
Publicação: Stem Cells Translational Medicine
DOI: 10.1002/sctm.20-0134
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Células-tronco

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.