03/08/2023

Controle da respiração pode ajudar a prevenir Alzheimer

Com informações da BBC
Controle da respiração pode ajudar a prevenir Alzheimer
Os efeitos foram dependentes das variações que as práticas induziram sobre os ritmos cardíacos.
[Imagem: Engin Akyurt/Pixabay]

Práticas respiratórias contra Alzheimer

Comece inspirando lentamente. Concentre-se nos seus pulmões se enchendo de ar e conte até cinco. Agora, expire, da mesma forma lenta e controlada, contando até cinco novamente.

Em apenas 10 segundos, você pode ter ficado um pouco mais relaxado ou concentrado.

Siga esta prática por 20 minutos algumas vezes por semana e você pode colher não só o benefício de se sentir mais calmo: Você também pode se proteger contra diversas doenças - e, segundo um estudo recente, até mesmo contra o Alzheimer.

Os benefícios dos exercícios de respiração são reconhecidos há milênios. Nas últimas décadas, estudos científicos parecem confirmar o que muitas culturas, principalmente na Ásia, vêm recomendando há muito tempo: A respiração consciente pode ajudar a combater uma série de condições de saúde, incluindo hipertensão, estresse, ansiedade e até dores crônicas.

As práticas envolvidas nesses estudos científicos atendem por diversos nomes, desde a tradicional meditação até mente alerta, atenção plena ou simplesmente concentração.

Controle da respiração pode ajudar a prevenir Alzheimer
Veja 12 coisas que você pode fazer para evitar ter demência.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Variabilidade da frequência cardíaca

No estudo mais recente, Jungwon Min e colegas da Universidade do Sul da Califórnia (EUA) analisaram os biomarcadores do plasma sanguíneo associados ao aumento do risco de desenvolvimento de Alzheimer, particularmente as proteínas amiloides e tau (beta-amiloides 40 e 42, tau e tau fosforilada).

Metade dos 108 participantes foram instruídos a maximizar suas oscilações de frequência cardíaca usando respiração lenta, enquanto a outra metade foi instruída a minimizar suas oscilações de frequência cardíaca usando estratégias individualizadas.

Quando os pesquisadores analisaram as amostras de sangue dos participantes após quatro semanas de prática, os resultados foram uma "surpresa", segundo a professora Mara Mather, uma das autoras do estudo.

Ambos os grupos apresentaram diferenças nos níveis plasmáticos das proteínas 40 e 42. Contudo, os exercícios respiratórios, destinados a aumentar a variabilidade da frequência cardíaca, reduziram os níveis das duas beta-amiloide circulantes no plasma sanguíneo, enquanto os exercícios de mente alerta, que reduziram a variabilidade da frequência cardíaca, aumentaram os níveis das proteínas.

Também houve efeitos opostos das duas intervenções nas proteínas tau totais para os adultos mais jovens, e na tau fosforilada entre os adultos mais velhos.

Embora nenhum fator isolado tenha sido identificado como causador do Alzheimer, sabe-se que aglomerados de proteína beta-amiloide, conhecidos como "placas", são uma das principais características da doença. Certos tipos desta proteína podem ser particularmente tóxicos quando se acumulam no interior das células cerebrais, gerando danos que afetam suas funções normais e levando à sua morte.

Mather e sua equipe não esperavam que os níveis de beta-amiloide fossem "afetados com tanta intensidade". E não só em adultos mais idosos, que talvez já fossem mais suscetíveis a apresentar níveis mais altos de beta-amiloide. "Os efeitos foram significativos em adultos mais jovens e mais idosos," disse a pesquisadora. "Esta é uma descoberta fascinante porque, em adultos saudáveis, níveis mais baixos de beta-amiloide no plasma são associados ao menor risco de desenvolver Alzheimer com mais idade."

"A respiração lenta pode trazer benefícios não apenas para o bem-estar emocional, mas também para melhorar os biomarcadores associados ao Alzheimer," finalizou.

Outros benefícios dos exercícios de respiração

Este estudo está longe de ser o único a constatar os benefícios dos exercícios respiratórios para a saúde.

Pesquisas mostram, por exemplo, que os exercícios respiratórios podem reduzir a pressão arterial de pessoas com hipertensão, ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade e depressão e combatem a insônia. E uma recente meta-análise concluiu que os exercícios de respiração podem diminuir o estresse e melhorar a saúde mental.

Com isso, os exercícios respiratórios estão começando a ir além das aulas de ioga e meditação, invadindo retiros corporativos e até escolas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Modulating heart rate oscillation affects plasma amyloid beta and tau levels in younger and older adults
Autores: Jungwon Min, Jeremy Rouanet, Alessandra Cadete Martini, Kaoru Nashiro, Hyun Joo Yoo, Shai Porat, Christine Cho, Junxiang Wan, Steve W. Cole, Elizabeth Head, Daniel A. Nation, Julian F. Thayer, Mara Mather
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 13, Article number: 3967
DOI: 10.1038/s41598-023-30167-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Meditação

Memória

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.