11/11/2010

Esquizofrenia é coleção de síndromes, e não doença única

Agência Fapesp

Complexidades da esquizofrenia

A esquizofrenia é o assunto em destaque na capa da edição desta quinta-feira (11/11) da revista Nature, que avalia em editorial e em três artigos os avanços obtidos nos últimos cem anos na compreensão desse transtorno psíquico grave.

No editorial, a revista destaca que a pesquisa científica tem revelado as "complexidades assombrosas" da esquizofrenia, mas também tem mostrado novas rotas para o diagnóstico e o tratamento.

A esquizofrenia é uma desordem mental debilitante que afeta cerca de 1% da população mundial.

"Nos últimos anos, tem-se avaliado que essa coleção de sintomas - que tipicamente se manifesta no início da vida adulta - representa um estágio posterior da enfermidade e que a própria enfermidade pode vir a ser uma coleção de síndromes, mais do que uma condição única", destaca o editorial.

Repensar a esquizofrenia

No primeiro artigo, Thomas Insel, do Instituto Nacional de Saúde Mental, nos Estados Unidos, faz uma revisão do conhecimento acumulado sobre o tema. Segundo ele, o futuro do assunto reside em "repensar" a esquizofrenia como um distúrbio do desenvolvimento neurológico.

"Esse novo foco poderá levar a novas oportunidades para a compreensão de mecanismos e para o desenvolvimento de tratamentos para o transtorno. Tratamentos têm sido experimentados há décadas, mas com pouca evolução e resultados na maioria das vezes insatisfatórios", disse.

No segundo artigo, Andreas Meyer-Lindenberg, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, discute como as novas tecnologias de obtenção de imagens estão deixando os aspectos apenas funcionais e estruturais para focar também nos mecanismos dos riscos da enfermidade.

Para o cientista, essas novas estratégias, como o uso de imagens em genética, possibilitam uma visão muito importante do sistema neural mediado pelo risco hereditário e ligado a variantes comuns associadas à esquizofrenia.

O artigo sugere que a caracterização dos mecanismos do transtorno por meio do desenvolvimento de tais técnicas poderá somar forças com os atuais projetos de pesquisa que visam a busca de tratamentos.

Além da genética

No terceiro artigo, Jim van Os e seus colegas da Universidade Maastricht, na Holanda, fazem uma revisão do conhecimento atual a respeito das influências ambientais na esquizofrenia e os desafios que essas relações abrem para a pesquisa na área.

Os autores argumentam que mais pesquisas são necessárias para tentar descobrir a interação entre genética e ambiente que determina como a expressão da vulnerabilidade na população geral pode dar origem a mais psicopatologias severas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Mente

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.