06/02/2012

Exames de sangue poderão ser feitos em aparelho portátil

Redação do Diário da Saúde
Exames de sangue poderão ser feitos em aparelho portátil
Os testes nas amostras de sangue de pacientes feitas com o novo biochip produziram resultados comparáveis àqueles obtidos pelos exames feitos em um laboratório de hematologia.
[Imagem: Han et al./Analytical Chemistry]

Contagem de células sanguíneas

Está cada vez mais próximo o dia em que os pacientes terão seus diagnósticos na hora, sem a cansativa via-sacra consulta-faz exames-leva resultado de exames...

Um pequeno biochip, que pode ser colocado no interior de um equipamento portátil do tamanho de um telefone celular, agora já é capaz de fazer contagem de células sanguíneas com precisão.

A contagem de células sanguíneas é um dos exames mais solicitados dos pacientes, sendo uma ferramenta para o diagnóstico de inúmeras doenças.

Exame portátil

A tecnologia atual para a contagem de células sanguíneas exige equipamentos grandes e caros, instalados em ambientes especiais em laboratórios especializados.

Além de requerer pessoal especializado, os exames demoram dias para ficarem prontos.

Na nova tecnologia, uma única gota de sangue é enviada através de microcanais no interior de uma pastilha de vidro.

Os microcanais, mais finos do que um fio de cabelo humano, possuem eletrodos, que fazem a contagem dos diversos tipos de células sanguíneas, incluindo os mais comuns glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.

Os sinais dos eletrodos são interpretados por um circuito eletrônico, e mostrados em um visor ou transmitidos para um computador.

Picada no dedo

Um relatório publicado pela Associação Americana de Química afirma que este é "um avanço chave nos esforços para desenvolver um equipamento portátil que poderá revolucionar o diagnóstico médico".

O novo instrumento não será muito diferente dos testes disponíveis para pessoas com diabetes, que devem monitorar o nível de glicose no sangue - com a diferença que o aparelho poderá indicar muitas outras condições.

Níveis muito altos ou muito baixos de certos componentes do sangue podem indicar uma grande variedade de condições, de infecções e anemia até certas formas de câncer.

Segundo o relatório, os testes nas amostras de sangue de pacientes feitas com o novo biochip produziram resultados comparáveis àqueles obtidos pelos exames feitos em um laboratório de hematologia.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Biochips

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.