02/10/2013

Exercitar uma vez por semana é suficiente para mulheres

Redação do Diário da Saúde
Exercícios uma vez por semana são suficientes para mulheres mais velhas
Exercitar apenas uma vez por semana gerou aumentos significativos na força muscular, no condicionamento cardiovascular e nas tarefas funcionais.
[Imagem: University of Alabama at Birmingham]

Mulheres com mais de 60 anos de idade não precisam virar sócias das academias para se beneficiarem dos exercícios físicos.

Exercitar-se apenas um dia por semana é suficiente para que elas melhorem significativamente a força e a resistência muscular e a saúde cardiovascular.

O estudo acompanhou mulheres na terceira idade que realizaram exercícios aeróbicos e treinamento de resistência durante 16 semanas.

Um grupo realizou as atividades combinadas uma vez por semana, um segundo grupo duas vezes por semana, e um terceiro grupo, três vezes por semana.

Os resultados mostraram aumentos significativos na força muscular, no condicionamento cardiovascular e nas tarefas funcionais em todos os grupos.

O inesperado é que não houve diferenças significativas nos resultados entre os grupos.

"Uma das maiores barreiras para as atividades físicas para a população idosa do sexo feminino é a adesão, e uma das principais conclusões do estudo é que fazer só um pouco de exercício já é suficiente," disse Gordon Fisher, da Universidade do Alabama em Birmingham (EUA).

Dizer às pessoas que elas precisam fazer exercícios entre três e cinco dias por semana para melhorar sua saúde em geral pode ser um grande obstáculo.

"A falta de tempo é a barreira mais frequentemente citada para a adesão aos exercícios. Este estudo demonstra que fazer tão-somente um treino combinado de aeróbica e de resistência por semana pode fornecer uma série de benefícios para a qualidade de vida e da saúde global das mulheres mais idosas," disse Fisher.

Segundo ele, os profissionais de saúde devem considerar a incorporação deste tipo de treinamento quando a mulher não puder fazer exercícios vigorosos ou na frequência tipicamente recomendada.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Terceira Idade

Saúde da Mulher

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.