29/09/2022

Fármaco imita efeitos do exercício nos músculos e ossos

Redação do Diário da Saúde
Fármaco imita efeitos do exercício nos músculos e ossos
A substância foi capaz de estimular o crescimento de células musculares e células formadoras dos ossos.
[Imagem: Takehito Ono et al. - 10.1038/s41413-022-00225-w]

Pílula do exercício

Pesquisadores japoneses identificaram um novo medicamento que pode funcionar como a tão esperada - e polêmica - pílula do exercício.

Em vez de substituir as atividades físicas, porém, Takehito Ono e colegas da Universidade Médica e Dental de Tóquio afirmam que esse medicamento poderá ajudar no tratamento da fragilidade locomotora.

A inatividade física pode resultar em um enfraquecimento dos músculos (conhecido como sarcopenia) e dos ossos (conhecido como osteoporose). O exercício dissipa essa fragilidade, aumentando a força muscular e promovendo a formação óssea, ao mesmo tempo suprimindo a reabsorção óssea.

No entanto, a terapia por exercícios não pode ser aplicada a todos os casos clínicos. A terapia medicamentosa pode ser útil especialmente quando os pacientes estão acamados, têm doença cerebrovascular, demência etc.

Hoje, no entanto, não existe um único medicamento que trate simultaneamente os tecidos ósseo e muscular.

Locamidazol

Os pesquisadores japoneses desenvolveram então um novo sistema de triagem de fármacos para identificar um composto que imite as mudanças nos músculos e nos ossos que ocorrem como resultado do exercício.

Seu melhor resultado é um derivado do aminoindazol, chamado locamidazol (LAMZ). Essa substância foi capaz de estimular o crescimento de células musculares e de células formadoras dos ossos, os osteoblastos, ao mesmo tempo suprimindo o crescimento de células de reabsorção óssea, os osteoclastos.

Quando o LAMZ foi administrado a camundongos por via oral, ele passou para o sangue sem efeitos colaterais óbvios. "Ficamos satisfeitos ao descobrir que os camundongos tratados com LAMZ apresentaram maior largura de fibra muscular, maior força muscular máxima, maior taxa de formação óssea e menor atividade de reabsorção óssea," disse Ono.

Os resultados dos experimentos mostraram que o LAMZ representa um potencial método terapêutico para o tratamento da fragilidade locomotora imitando o exercício, o que a seguir deverá ser aferido em testes em pacientes humanos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Simultaneous augmentation of muscle and bone by locomomimetism through calcium-PGC-1? signaling
Autores: Takehito Ono, Ryosuke Denda, Yuta Tsukahara, Takashi Nakamura, Kazuo Okamoto, Hiroshi Takayanagi, Tomoki Nakashima
Publicação: Bone Research
Vol.: 10, Article number: 52
DOI: 10.1038/s41413-022-00225-w
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Atividades Físicas

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.