12/08/2019

Fiocruz vai fabricar antirretroviral genérico do Duplivir

Redação do Diário da Saúde
Fiocruz vai fabricar antirretroviral genérico do Duplivir
O genérico é o Fumarato de Tenofovir Desoproxila + Lamivudina (300+300) mg, assim denominado por reunir os dois princípios ativos em um único comprimido.
[Imagem: Farmanguinhos/Fiocruz]

Genérico do Duplivir

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) foi incluído pela Anvisa como local de fabricação do genérico do Duplivir.

Com isso, o Instituto passa a executar todo o processo produtivo deste importante antirretroviral, usado por pessoas que vivem com HIV/Aids. No ano passado, o Instituto já havia finalizado a absorção tecnológica do imunossupressor Tacrolimo.

O genérico é o Fumarato de Tenofovir Desoproxila + Lamivudina (300+300) mg, assim denominado por reunir os dois princípios ativos em um único comprimido.

O medicamento é fruto de uma parceria assinada em 2014, na qual a indústria privada nacional Blanver transferiu a tecnologia para a Farmanguinhos. Ao longo desse período, o Instituto distribuiu mais de 368 milhões de unidades farmacêuticas do Duplivir.

O total previsto para este ano é de mais de 75 milhões de comprimidos para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é de mais de 140 milhões de unidades farmacêuticas para 2020.

Segundo o diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, Jorge Mendonça, a inclusão da unidade como local de fabricação do Duplivir significa que a instituição cumpriu o objetivo integral da parceria, uma vez que absorveu todo o processo fabril do medicamento em suas instalações. "Além disso, a absorção inclui também a nacionalização dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) utilizados na fabricação deste antirretroviral, o que fortalece a indústria farmoquímica nacional", destacou.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Saúde Pública

Planos de Saúde

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.