03/12/2025

Substância natural imita exercício físico e retarda envelhecimento

Redação do Diário da Saúde
Substância natural imita exercício físico e retarda envelhecimento
A betaína tem uma ação muito ampla. Ela é produzida nos rins durante os exercícios físicos, mas também é encontrada em alimentos.
[Imagem: Lingling Geng et al. - 10.1016/j.cell.2025.06.001]

Pílula de betaína

A tão esperada, e tão polêmica, pílula do exercício, pode estar mais perto da realidade graças ao trabalho de Lingling Geng e uma enorme equipe de várias instituições médicas e de pesquisas da China.

O exercício físico desencadeia uma cascata antienvelhecimento em todo o corpo, e os cientistas conseguiram agora mapearam como isso acontece, descobrindo uma substância mediadora desses efeitos, o que abre caminho para que um simples composto tomado oralmente possa imitá-los.

Ao acompanhar voluntários durante períodos de repouso, exercícios intensos e treinamento de resistência, os pesquisadores descobriram que os rins funcionam como o centro de comando, produzindo e enviando para todo o corpo um metabólito chamado betaína, que restaura o equilíbrio, rejuvenesce as células imunológicas e reduz a inflamação.

Ainda mais surpreendente, a administração de betaína isoladamente reproduziu muitos dos benefícios do treinamento de longo prazo, desde uma cognição mais apurada até a redução da inflamação.

A betaína é uma pequena molécula que também é encontrada em alimentos como beterraba e espinafre, mas o corpo a produz naturalmente. Neste estudo, ela se revelou um importante sinalizador que ajuda a coordenar os benefícios antienvelhecimento do exercício físico a longo prazo.

É uma surpresa que os rins desempenhem o papel fundamental na regulação da resposta do organismo aos exercícios físicos. Durante o treinamento prolongado, os rins respondem com um aumento significativo de betaína, o que ajuda a enviar sinais protetores e antienvelhecimento para todo o corpo.

Paradoxo do exercício

O estudo também ajuda a explicar o "paradoxo do exercício", em que um único treino intenso causa estresse, mas o treinamento a longo prazo melhora a saúde geral. Uma corrida curta desencadeou inflamação temporária e "caos metabólico", enquanto o treinamento regular restaurou o equilíbrio e fortaleceu o sistema imunológico.

Exercícios físicos regulares melhoraram a microbiota intestinal, aumentaram as defesas antioxidantes e reverteram alterações relacionadas à idade nas células T, estabilizando o DNA e ajustando marcas epigenéticas, como a redução da expressão de ETS1 (fator de transcrição Ets1), uma proteína envolvida em funções celulares importantes, como a regulação da resposta imune e a diferenciação celular.

Os rins também aumentaram a produção de betaína por meio da atividade da enzima CHDH. Notavelmente, a administração de betaína isoladamente proporcionou muitos dos mesmos benefícios do treinamento, incluindo melhor metabolismo, melhora da função cognitiva, redução do comportamento depressivo em camundongos idosos e diminuição da inflamação em todo o corpo.

Ou seja, o sonho dos cientistas em criar uma pílula do exercício pode não apenas estar mais perto da realidade, como ser mais simples do que se acreditava: Um comprimido de betaína pode ser suficiente, mas essa conclusão definitiva exigirá pesquisas adicionais em ensaios clínicos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Systematic profiling reveals betaine as an exercise mimetic for geroprotection
Autores: Lingling Geng, Jiale Ping, Ruochen Wu, Haoteng Yan, Hui Zhang, Yuan Zhuang, Taixin Ning, Jun Wang, Chuqian Liang, Jiachen Zhang, Qingqing Chu, Jing Zhang, Yifan Wen, Yaobin Jing, Shuhui Sun, Qin Qiao, Qian Zhao, Qianzhao Ji, Shuai Ma, Yusheng Cai, Yandong Zheng, Zhiran Zou, Zhiqing Diao, Mingheng Li, Hao Zhang, Jianli Hu, Liangzheng Fu, Wang Kang, Ruijun Bai, Hongkai Zhao, Sheng Zhang, Yingjie Ding, Jinghui Lei, Wei Wang, Yun Ji, Bo Gou, Guoqiang Sun, Jian Yin, Pengze Yan, Hao Li, Zehua Wang, Shikun Ma, Zunpeng Liu, Hezhen Shan, Qiaoran Wang, Tianling Cao, Shanshan Yang, Cui Wang, Ping Yang, Yanling Fan, Yanxia Ye, Jinghao Hu, Mengmeng Jiang, Ye Wang, Kan Liu, Yujing Li, Yuanxiang Li, Jingyi Li, Weimin Ci, Zi-Bing Jin, Xiaobing Fu, Xu Zhang, Guoguang Zhao, Juan Carlos Izpisua Belmonte, Si Wang, Moshi Song, Weiqi Zhang, Jing Qu, Guang-Hui Liu
Publicação: Cell
Vol.: 188, Issue 19p5403-5425.e33
DOI: 10.1016/j.cell.2025.06.001
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Rejuvenescimento

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.