05/12/2025

5 motivos para expressar gratidão comprovados pela ciência

Redação do Diário da Saúde
5 motivos para expressar gratidão comprovados pela ciência
Não diga "Obrigado" ao vento; deixe a pessoa entender que o agradecimento é para ela.
[Imagem: Diário da Saúde]

Importância de expressar gratidão

Já sabemos que expressar gratidão faz bem ao coração, que a gratidão protege contra os efeitos negativos do estresse, que uma atitude de gratidão ajuda a superar as dificuldades do envelhecimento e muito mais.

Mas saiba que expressar gratidão, que pode ser o simples ato de dizer "Obrigado", faz bem também para os outros, fazendo-os se sentirem melhor, o que por sua vez tem efeitos muito práticos, fortalecendo os relacionamentos, reduzindo o estresse e até mesmo ajudando a alcançar um melhor desempenho sob pressão.

"A gratidão é poderosa porque beneficia todos os envolvidos: Quem a expressa, quem a recebe e até mesmo quem a presencia," destaca o professor Christopher Oveis, da Universidade da Califórnia de San Diego, que estuda os efeitos biológicos e sociais das emoções positivas. "Quando você sentir gratidão, diga. Deixe-a fluir."

Veja, a seguir, cinco razões comprovadas pela ciência que poderão lhe encorajar a expressar mais a gratidão e dizer obrigado mais vezes.

1. Gratidão prepara o corpo para agir sob pressão

Em um estudo inspirado no programa de TV "Tanque de Tubarões", Oveis e seus colegas dividiram estudantes em equipes e pediram que apresentassem um novo projeto de bicicleta a um painel de jurados, criando um cenário intencionalmente estressante.

Antes da apresentação, alguns membros da equipe dedicaram um momento para agradecer aos seus colaboradores, e os resultados foram impressionantes: Aqueles que demonstraram gratidão apresentaram respostas cardiovasculares mais saudáveis. Seus corações bombearam sangue com mais eficiência, os vasos sanguíneos se dilataram e o sangue rico em oxigênio chegou ao cérebro. Todos estes são sinais de uma "resposta ao desafio", o estado biológico que impulsiona o desempenho máximo.

"Pessoas que se sentem valorizadas estão mais preparadas para ter um bom desempenho," disse Oveis. "Seus corpos respondem melhor ao estresse."

2. Gratidão fortalece todos os tipos de relacionamentos

A gratidão não se limita a ocasiões especiais ou amizades próximas, ela nutre as conexões do dia a dia, desde colegas de trabalho e de classe até vizinhos e familiares.

Nesta pesquisa, até mesmo pares de pessoas quase desconhecidas que compartilharam um breve momento de agradecimento se sentiram mais conectadas e tiveram um melhor desempenho juntas. Com o tempo, esses pequenos atos de apreço se somam, levando a relacionamentos mais fortes e de maior apoio.

"No trabalho, em casa ou na comunidade, a gratidão lembra às pessoas que elas são importantes," disse Oveis. "Ela demonstra que você reconhece o esforço delas, que vocês se importam uns com os outros. Isso constrói confiança, proximidade e cooperação."

3. Gratidão melhora desempenho de equipes

Quando as pessoas se sentem valorizadas, isso muda o modo como trabalham juntas. Neste experimento, os voluntários que agradeceram uns aos outros antes de uma tarefa estressante tiveram um desempenho melhor e se sentiram mais preparados para o desafio.

A gratidão sinalizou apoio, um lembrete de que "podemos contar uns com os outros". E esse senso de conexão pode tornar qualquer equipe, sala de aula ou família mais resiliente sob pressão.

"Quando você está prestes a entrar em um 'Tanque de Tubarões', uma reunião importante ou uma apresentação, e sabe que sua equipe te apoia, isso tem um impacto poderoso no seu desempenho," disse Oveis.

4. Gratidão é contagiosa: Até quem presencia se beneficia

A equipe descobriu também que os efeitos positivos da gratidão se propagam. Quando as pessoas testemunham alguém expressando gratidão, mesmo quando essa gratidão não é direcionada a elas, tendem a se sentir mais conectadas e cooperativas. Eles também descobriram que expressar gratidão na presença de outras pessoas torna o ato mais significativo tanto para quem expressa quanto para quem recebe.

"Quem observa quer estar perto de pessoas que expressam gratidão," explicou Oveis. "Elas são mais propensas a querer ajudar, colaborar e compartilhar. A gratidão se espalha."

Isso é especialmente verdadeiro para líderes. "Quando você se sentir grato, não tenha medo de expressar isso," disse Oveis. "Isso terá um impacto positivo em você e um impacto profundo no desempenho de seus funcionários."

5 motivos para expressar gratidão comprovados pela ciência
Se você tem dificuldade em expressar-se diretamente, saiba que escrever uma carta de gratidão tem um efeito mais poderoso do que você imagina.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

5. Os melhores agradecimentos focam na outra pessoa

Nem todos os agradecimentos são iguais. Oveis cita uma pesquisa de sua colega Sara Algoe, da Universidade da Carolina do Norte, que mostra que as expressões de gratidão mais eficazes são aquelas focadas no outro, enfatizando a gentileza ou a consideração de quem agradece.

"Quando seu agradecimento se concentra na outra pessoa, como em 'Você realmente se esforçou para me ajudar, você foi incrivelmente atencioso', isso fortalece o vínculo," exemplificou Oveis. "Se você se concentra apenas na sua própria necessidade, como em 'Eu realmente precisava disso', o agradecimento não tem o mesmo impacto."

Então, da próxima vez que você for expressar gratidão, destaque que seu agradecimento se dirige ao que a outra pessoa fez ou demonstrou.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Relacionamentos

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.