02/05/2023

Gel cura 100% das cobaias com câncer cerebral fatal

Redação do Diário da Saúde
Gel cura 100% das cobaias com câncer cerebral fatal
A substância gelifica e preenche os sulcos deixados pela remoção do tumor, onde podem ter restado células cancerosas.
[Imagem: JHU]

Hidrogel anticâncer

A medicação fornecida por meio de um novo gel curou 100% dos camundongos com um câncer cerebral agressivo.

Os resultados impressionantes representam uma nova esperança para pacientes diagnosticados com glioblastoma, um dos tumores cerebrais mais mortais e comuns em humanos.

"Apesar dos avanços tecnológicos recentes, há uma necessidade extrema de novas estratégias de tratamento," disse o Dr. Honggang Cui, da Universidade Johns Hopkins (EUA). "Acreditamos que este hidrogel representa o futuro e complementará os tratamentos atuais para o câncer cerebral."

A equipe combinou a droga anticancerígena paclitaxel e um anticorpo chamado aCD47 em uma solução que se automonta em um gel. Uma vez aplicado, ele preenche os pequenos sulcos deixados após a remoção cirúrgica de um tumor cerebral.

Ao usar esse anticorpo específico, a equipe está tentando superar um dos obstáculos mais difíceis na pesquisa do glioblastoma. O aCD47 tem como alvo os macrófagos, um tipo de célula que às vezes reforça a imunidade, mas outras vezes protege as células cancerígenas, permitindo o crescimento agressivo do tumor.

Complementar à cirurgia

O gel não apenas eliminou o câncer, mas também ajudou a reconectar o sistema imunológico para desencorajar a recorrência do câncer graças a uma memória imunológica, dizem os pesquisadores.

O composto parece desencadear uma resposta imune que o corpo nem sempre consegue ativar por conta própria ao combater o glioblastoma. Quando os pesquisadores desafiaram novamente os camundongos sobreviventes com um novo tumor de glioblastoma, seus sistemas imunológicos sozinhos venceram o câncer sem medicação adicional.

Ainda assim, a cirurgia é essencial para essa abordagem: A aplicação do gel diretamente no cérebro sem remoção cirúrgica do tumor resultou em uma taxa de sobrevivência de apenas 50% dos animais.

"A cirurgia provavelmente alivia um pouco dessa pressão e permite mais tempo para o gel ativar o sistema imunológico para combater as células cancerígenas," sugeriu Cui.

A equipe acredita que isto ocorre porque o gel pode alcançar áreas que a cirurgia pode não alcançar; e os medicamentos atuais têm dificuldade para matar as células cancerosas remanescentes e suprimir o crescimento do tumor.

"O desafio para nós agora é transferir um emocionante fenômeno de laboratório para ensaios clínicos," acrescentou o Dr. Henry Brem.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Self-assembling paclitaxel-mediated stimulation of tumor-associated macrophages for postoperative treatment of glioblastoma
Autores: Feihu Wang, Qian Huang, Hao Su, Mingjiao Sun, Zeyu Wang, Ziqi Chen, Mengzhen Zheng, Rami W. Chakroun, Maya K. Monroe, Daiqing Chen, Zongyuan Wang, Noah Gorelick, Riccardo Serra, Han Wang, Yun Guan, Jung Soo Suk, Betty Tyler, Henry Brem, Justin Hanes, Honggang Cui
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 120 (18) e2204621120
DOI: 10.1073/pnas.2204621120
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Desenvolvimento de Medicamentos

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.