11/04/2023

Pessoas de esquerda são mais generosas que pessoas de direita

Redação do Diário da Saúde
A generosidade é de esquerda
Em 68 países, a conexão foi clara: Pessoas de esquerda são mais generosas, e pessoas de direta têm maior auto-interesse.
[Imagem: Brian Bracher/Pixabay]

Política e generosidade

Em todo o mundo, as pessoas que se autodeclaram ser politicamente de esquerda estão mais inclinadas a serem altruístas, tanto em relação às pessoas da sua comunidade quanto em relação à comunidade internacional.

Em comparação, pessoas conservadoras ou de direita tendem a ser altruístas em relação apenas ao seu país.

O que pode soar como a confirmação de um preconceito, na verdade é uma tendência observada mundialmente por meio de uma pesquisa que abrangeu 68 países.

Veronica Pizziol e colegas de várias instituições italianas analisaram dados de mais de 46.000 pessoas, que foram entrevistadas entre Abril e Maio de 2020 acerca dos fatores psicológicos subjacentes às atitudes e intenções comportamentais relacionadas à pandemia de covid-19.

Tipos de generosidade

A equipe se concentrou especificamente nos aspectos que permitiam analisar como a ideologia política de cada voluntário eventualmente se alinharia com a generosidade, um aspecto também coberto nos questionários.

Para medir a generosidade, os pesquisadores usaram as decisões de doação dos participantes em uma tarefa com a possibilidade de doar para uma instituição de caridade nacional, outra internacional, ou usar o dinheiro para si mesmas.

Assim, foram considerados e analisados três diferentes tipos de generosidade: Uma voltada para o país de origem, com raízes no localismo, denominada generosidade nacional; a segunda, mais universalista, voltada para além das fronteiras nacionais e voltada para a comunidade internacional, denominada generosidade internacional; a terceira, a soma das duas, identificando a generosidade em geral.

"Analisando as respostas, descobrimos que mais indivíduos de esquerda são mais propensos a doar em geral e também mais propensos a serem generosos internacionalmente. Mais pessoas de direita são mais propensas a doar nacionalmente. Estas descobertas são muito consistentes e foram verificadas para excluir outros fatores que possam ter influenciado nas respostas," contou Veronica.

Generosidade versus individualismo

Em particular, em países com democracia bem consolidada, os indivíduos tendem a aumentar o auto-interesse (sendo a mudança "mais rápida" para indivíduos de direita) e diminuir a generosidade nacional (com a mudança sendo "mais lenta" para indivíduos de direita).

Em contraposição, indivíduos de direita e de esquerda adotam comportamentos opostos em relação a uma instituição de caridade internacional quando a qualidade da governança aumenta: Indivíduos de direita tendem a doar menos, enquanto indivíduos de esquerda tendem a doar mais.

"Esses resultados aparentemente contra-intuitivos sugerem que, em países com alta qualidade de governança, as pessoas de esquerda podem mudar para valores diferentes: Elas podem tender a abraçar valores universalistas ou individualistas que são tipicamente apresentados por países com alta qualidade de governança. Os dois valores colocam pouca ênfase nas fronteiras locais.

"Por outro lado, em países com alta qualidade de governança, as pessoas de direita podem reagir negativamente aos valores universalistas por meio de uma reação cultural e, portanto, abraçar apenas os valores individualistas. E isso se reflete no fato de apresentarem um aumento apenas no seu individualismo," disse Valerio Capraro, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Political ideology and generosity around the globe
Autores: V. Pizziol, X. Demaj, R. Di Paolo, V. Capraro
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
DOI: 10.1073/pnas.2219676120
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Emoções

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.