15/01/2021

Implante que controla apetite pode substituir cirurgia bariátrica

Redação do Diário da Saúde
Implante que controla apetite pode substituir cirurgia bariátrica
O aparelho usa um pequeno LED para ativar as terminações nervosas no nervo vago, gerando sensação de saciedade.
[Imagem: Texas A&M University College of Engineering]

Implante para controlar apetite

A cirurgia de redução do estômago, ou cirurgia bariátrica, algumas vezes é o último recurso para quem luta contra a obesidade ou tem sérios problemas de saúde devido ao peso.

Mas ela é muito invasiva e tem um período de recuperação dos pacientes relativamente longa.

E que tal substituir toda a cirurgia por um pequeno implante que modera o apetite?

Esta é a ideia de médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas (EUA), que criaram um dispositivo médico que pode ajudar na perda de peso e requer um procedimento operatório mais simples para implantação.

O dispositivo, com um centímetro de comprimento, fornece a sensação de saciedade estimulando as terminações do nervo vago com luz. Ao contrário de outros dispositivos, que requerem um cabo de alimentação, este implante é sem fio e pode ser controlado externamente a partir de uma fonte de radiofrequência.

"Queríamos criar um dispositivo que não apenas exigisse cirurgia mínima para implantação, mas também nos permitisse estimular terminações nervosas específicas no estômago," disse o Dr. Sung Il Park. "Nosso dispositivo tem o potencial de fazer essas duas coisas em condições gástricas adversas, o que, no futuro, pode ser extremamente benéfico para pessoas que precisam de cirurgias dramáticas para perda de peso."

Implante que controla apetite pode substituir cirurgia bariátrica
Apesar de minúsculo, o aparelho contém uma complicada eletrônica embarcada.
[Imagem: Woo Seok Kim et al. - 10.1038/s41467-020-20421-8]

Controle das terminações nervosas

Olhando mais adiante, o pesquisador afirma que o implante também poderá ser usado no futuro para manipular as terminações nervosas ao longo do trato gastrointestinal e outros órgãos, como o intestino, com pouca ou nenhuma modificação.

"A optogenética sem fio e a identificação de vias neurais periféricas que controlam o apetite e outros comportamentos são de grande interesse para pesquisadores nos campos do estudo básico e aplicado em eletrônica, ciência dos materiais e neurociência," disse Park. "Nossa nova ferramenta agora permite interrogar a função neuronal nos sistemas nervosos periféricos de uma forma que era impossível com as abordagens existentes."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Organ-specific, multimodal, wireless optoelectronics for high-throughput phenotyping of peripheral neural pathways
Autores: Woo Seok Kim, Sungcheol Hong, Milenka Gamero, Vivekanand Jeevakumar, Clay M. Smithhart, Theodore J. Price, Richard D. Palmiter, Carlos Campos, Sung Il Park
Publicação: Nature Communications
Vol.: 12, Article number: 157
DOI: 10.1038/s41467-020-20421-8
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Dietas e Emagrecimento

Cirurgias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.