Acelerômetro da personalidade
Praticamente todos os telefones celulares possuem acelerômetros, minúsculos sensores que rastreiam o movimento do telefone. Além de detectar quando você vira a tela, eles têm sido usados por vários aplicativos, como pedômetros, por exemplo, para contagem do número de passos que a pessoa dá.
Agora, pesquisadores usaram os dados desses mesmos acelerômetros para prever a personalidade dos donos dos celulares.
Estudos anteriores haviam previsto tipos de personalidade usando os registros da atividade de chamadas telefônicas e de mensagens, mas este estudo mostrou que a adição dos dados do acelerômetro melhora a precisão dessa análise tipológica.
"Atividades como quão rápido ou quão longe andamos, ou quando pegamos nossos telefones durante a noite, geralmente seguem padrões, e esses padrões dizem muito sobre nosso tipo de personalidade," conta a professora Flora Salim, da Universidade RMIT (Austrália).
Personalidade e movimento do celular
Segundo Flora, há muitas comprovações de que a atividade física tem uma forte correlação com a personalidade humana, por isso ela e sua equipe se dispuseram a analisar características dessa atividade física a partir de diferentes dimensões, como dispersão, diversidade e regularidade.
As principais dicas sobre a personalidade do usuário a partir da análise de como ele movimenta o celular são as seguintes:
Pessoas com movimentos consistentes nas noites do meio de semana são geralmente mais introvertidas, enquanto os extrovertidos apresentam mais padrões aleatórios, eventualmente por encontrarem pessoas diferentes e assumirem opções não planejadas.
Pessoas agradáveis ou simpáticas apresentam mais padrões de atividade aleatória e ficam mais ocupadas nos finais de semana e nas noites de segunda a sexta.
Mulheres amigáveis e compassivas fazem mais chamadas do que pessoas de qualquer outro tipo de personalidade.
Pessoas conscientes e organizadas não costumam entrar em contato com a mesma pessoa em um curto espaço de tempo.
Mulheres impressionáveis ou neuróticas frequentemente checam seus telefones ou se movimentam com eles regularmente noite adentro, incluindo depois da meia-noite. Os homens com essa mesma personalidade fazem justamente o oposto.
Pessoas mais inventivas e curiosas tendem a fazer e receber menos chamadas telefônicas.
Mestre celular
"Muitos dos nossos hábitos e comportamentos são inconscientes, mas, quando analisados, eles nos dizem muito sobre quem realmente somos, de forma que podemos entender melhor a nós mesmos, resistir à pressão social para nos conformar e ter empatia pelos outros. Mais importante, ser quem verdadeiramente somos pode tornar nossa experiência de vida mais rica, mais excitante e mais significativa.
"Há aplicações para essa tecnologia nas mídias sociais, com recomendações de amigos, aplicativos de namoro online e publicidade direcionada, mas acho que a parte mais interessante é o que podemos aprender sobre nós mesmos," disse a pesquisadora Nan Gao, principal responsável pela pesquisa.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Comportamento | Psicoterapia | Emoções | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.