01/12/2023

Níveis muito elevados de colesterol bom aumentam risco de demência

Redação do Diário da Saúde
Níveis muito elevados de colesterol bom aumentam risco de demência
"Precisamos de mais pesquisas para compreender o papel do colesterol HDL muito elevado no contexto da saúde do cérebro."
[Imagem: Unsplash]

Colesterol bom demais e demência

Níveis anormalmente elevados de HDL-C, coloquialmente conhecido como "colesterol bom", estão associados a um risco aumentado de desenvolvimento de demência em adultos mais velhos.

Os pesquisadores australianos que fizeram esta descoberta inusitada e um tanto inesperada afirmam que tais níveis muito elevados de HDL-C não são muito comuns e não estavam relacionados à dieta, sendo mais propensos a refletir um distúrbio metabólico.

As descobertas poderão ajudar os médicos a reconhecer um grupo de pacientes idosos potencialmente em risco de demência, especialmente aqueles com 75 anos ou mais.

Este é um dos maiores estudos sobre níveis elevados de HDL-C e demência em idosos inicialmente saudáveis - a idade dos voluntários era majoritariamente superior a 70 anos.

Durante uma média de 6,3 anos, os dados mostraram que os participantes com HDL-C muito elevado (>80 mg/dL ou >2,07 mmol/L) no início do estudo apresentavam um risco 27% maior de demência, em comparação com os participantes com níveis ideais de HDL-C. Já os voluntários com 75 anos ou mais apresentaram um risco 42% maior em comparação com aqueles com níveis ideais.

Níveis muito elevados de HDL

Níveis muito elevados de HDL-C foram categorizados como 80 mg/dL (>2,07 mmol/L) ou acima. O nível ideal de HDL-C é de 40 a 60 mg/dL (1,03-1,55 mmol/L) para homens e de 50 a 60 mg/dL (1,55-2,07 mmol/L) para mulheres.

Entre os 18.668 participantes incluídos nesta análise, 2.709 (15%) apresentavam HDL-C muito elevado no início do estudo, com 38 incidentes de demência em pessoas com menos de 75 anos com níveis muito elevados, e 101 naqueles com 75 anos ou mais com níveis muito elevados.

Esta descoberta pode ajudar a melhorar a compreensão dos mecanismos por trás da demência, mas são necessárias mais pesquisas para explicar por que um nível muito elevado de colesterol HDL afeta o risco de demência, já que este estudo não analisou os mecanismos operando no organismo dos pacientes.

"Embora saibamos que o colesterol HDL é importante para a saúde cardiovascular, este estudo sugere que precisamos de mais pesquisas para compreender o papel do colesterol HDL muito elevado no contexto da saúde do cérebro," disse a Dra. Monira Hussain, da Universidade Monash. "Pode ser benéfico considerar níveis muito elevados de colesterol HDL nos algoritmos de previsão do risco de demência."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Association of plasma high-density lipoprotein cholesterol level with risk of incident dementia: a cohort study of healthy older adults
Autores: Sultana Monira Hussain, Catherine Robb, Andrew M. Tonkin, Paul Lacaze, Trevor T.-J. Chong, Lawrence J. Beilin, Chenglong Yu, Gerald F. Watts, Joanne Ryan, Michael E. Ernst, Zhen Zhou, Johannes T. Neumann, John J. McNeil
Publicação: The Lancet Regional Health - Western Pacific
DOI: 10.1016/j.lanwpc.2023.100963
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cérebro

Sistema Circulatório

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.