14/05/2021

Por que as pessoas gostam tanto de filmes de comédia romântica?

Redação do Diário da Saúde
Por que as pessoas gostam tanto de filmes de comédia romântica?
As comédias românticas têm um potencial particularmente alto para levantar o astral, segundo o público.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Comédias românticas

As comédias românticas são geralmente rejeitadas pelos críticos de cinema como sendo filmes sentimentais demais e sem mérito intelectual.

Mas a popularidade desse gênero com o público, que procura esses filmes precisamente por causa de suas qualidades de "bem-estar", conta uma história mais favorável.

Agora, pela primeira vez, este popular gênero de filme foi examinado cientificamente.

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Estética Empírica (Alemanha) investigaram quais filmes de comédia romântica são considerados prototípicos pelos espectadores e quais fatores constituem seu efeito de bem-estar.

Filmes para levantar o astral

Cerca de 450 participantes da Alemanha, Áustria e regiões de língua alemã da Bélgica e Suíça participaram do estudo.

As respostas apontam para as comédias românticas como tendo um potencial particularmente alto para levantar o astral, ou, como dizem os cientistas, para "elevação emocional".

Os filmes mais identificados como típicos da comédia romântica incluem Simplesmente Amor, Uma Linda Mulher, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Intocáveis.

Segundo a equipe, os resultados do estudo fornecem pistas sobre quais características relacionadas ao conteúdo e características formais os filmes devem ter para que o público se sinta particularmente bem enquanto os assiste.

"Além de um elemento de humor e do clássico final feliz, os filmes de bem-estar podem ser identificados por certos padrões e personagens recorrentes da trama," explicou o pesquisador Keyvan Sarkhosh. "Frequentemente, isso envolve pessoas desajustadas em busca do amor verdadeiro, que precisam provar seu valor e lutar contra circunstâncias adversas, e que acabam descobrindo seu papel na comunidade."

Românticos, mas não bregas

Mas os filmes de comédia romântica são caracterizados não apenas por romance e humor, mas também por momentos de drama, que geralmente têm um forte efeito emocional sobre os espectadores.

Ao mesmo tempo, essas características são frequentemente incorporadas a um cenário de conto de fadas, que é outro aspecto típico do gênero e contribui consideravelmente para sua percepção de leveza.

Não menos importante, a mistura de todos esses elementos pode ser considerada constitutiva do filme de "elevação emocional", que fazem as pessoas sentirem-se bem.

Os pesquisadores enfatizam o fato de que muitas pessoas assistem a filmes românticos especificamente para relaxar e levantar o ânimo. Muitos dos participantes do estudo concordaram que, embora os filmes alegres possam ser sentimentais, eles não eram bregas e, acima de tudo, eram tecnicamente bem feitos.

A esse respeito, o uso positivo do rótulo de gênero pelos espectadores difere consideravelmente da perspectiva predominantemente negativa apresentada pelos críticos de cinema profissionais.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The Feel-Good Film
Autores: Keyvan Sarkhosh, Winfried Menninghaus
Publicação: Projections
Vol.: 15: Issue 1
DOI: 10.3167/proj.2021.150104
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Diversão

Emoções

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.