08/10/2012

Prêmio Nobel de Medicina vai para pesquisas com células-tronco

Redação do Diário da Saúde
Prêmio Nobel de Medicina vai para pesquisas com células-tronco
O curioso é que os dois cientistas não trabalharam juntos. Na verdade as descobertas de cada um estão separadas por 44 anos - Yamanaka (direita) nasceu no ano em queGurdon (esquerda) publicou seu trabalho.
[Imagem: Nobel Prize]

Reprogramação de células

O britânico John B. Gurdon, de 79 anos, e o japonês Shinya Yamanaka, de 50, ganharam o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2012.

Segundo a Fundação Nobel, o prêmio foi concedido "pela descoberta de que células maduras podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotentes."

Essa "reprogramação" de células já é largamente utilizada por cientistas de todo o mundo.

Ela significa que as células podem ser induzidas a se tornarem imaturas e pluripotentes, ou seja, capazes de se transformar em uma célula de qualquer órgão ou tecido, como pele, músculos ou nervos.

O curioso é que os dois cientistas não trabalharam juntos. Na verdade as descobertas de cada um deles estão separadas por 44 anos - Yamanaka nasceu no ano em que Gurdon publicou seu trabalho.

Em 2007, o Nobel também foi concedido para pesquisas com células-tronco, que permitiram a criação de camundongos geneticamente modificados.

Superando a clonagem

John Gurdon fez sua descoberta em 1962, quando substituiu o núcleo de células imaturas no óvulo de rãs por células maduras do intestino de um girino.

O óvulo acabou se desenvolvendo em um indivíduo normal, apesar do núcleo dessa célula ter no seu DNA a informação para desenvolver um animal inteiro.

Shinya Yamanaka fez suas descobertas nos últimos anos, sendo considerado o pai das "células pluripotentes induzidas".

Yamanaka isolou os genes que mantêm as células imaturas, permitindo que a técnica fosse utilizada em larga escala, usando células de diversos tipos de tecidos, sem precisar passar pela clonagem feita por Gurdon.

Isso evita, por exemplo, o uso das células-tronco embrionárias, alvo de polêmicas e controvérsias éticas.

Nobel 2012

O anúncio dos demais contemplados do Prêmio Nobel prosseguirá nesta semana.

Amanhã, terça-feira (9), será anunciado o Nobel de Física. Na quarta (10), será a vez do Prêmio Nobel de Química. Na quinta (11) será anunciado o Prêmio Nobel da Paz e, na sexta (12), o de Economia.

O Prêmio Nobel de Literatura ainda não tem data definida para ser anunciado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Genética

Gravidez

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.