11/08/2016

Quatro maneiras de usar vitórias no esporte para confirmar o que você já pensa

Com informações da BBC
Quatro maneiras de usar vitórias no esporte para confirmar o que você já pensa
Rafaela Silva celebra o ouro na categoria de 57 kg no judô na Olimpíada do Rio. Sua vitória foi narrada por diferentes ângulos, dependendo do gosto do autor.
[Imagem: BBC]

Interpretações

A trajetória épica da judoca Rafaela Silva, das favelas do Rio de Janeiro à consagração olímpica em sua cidade natal, forneceu ao Brasil um cardápio de interpretações, para todo tipo de gosto político e ideológico.

"A negra humilde que sofreu e venceu o racismo". "A sargento que provou o valor da disciplina militar". "A beneficiária de apoio estatal que atesta o poder dos programas sociais". "A mulher obstinada que não precisou do feminismo ou de cotas em seu caminho de superação individual".

Nas últimas 24 horas, todas essas Rafaelas povoaram timelines e reportagens no Brasil e no exterior.

"Não falei?"

O fenômeno chamou a atenção do cientista político Cesar Benjamim: "Um amigo posta que ela venceu o racismo brasileiro. Outro destaca que ela integra as Forças Armadas, a reserva moral da nação. Um terceiro lembra que ela é da Cidade de Deus, uma região do Rio de Janeiro que os coxinhas não frequentam. Vem mais um e ficamos sabendo que ela não precisou de cotas."

Para Benjamim, todas essas pessoas se valeram da conquista da judoca para "reafirmar ideias gerais, preconcebidas".

"A vitória de Rafaela reafirma tudo o que cada um já pensava sobre o mundo. Fortalecem-se pontos de vista contraditórios, até mesmo antagônicos, que nada têm a ver com uma simples vitória numa competição esportiva", concluiu.

Viés de confirmação

O menu variado de interpretações parece remeter a um ingrediente conhecido da psicologia: o viés de confirmação. Grosso modo, trata-se da tendência que temos de, uma vez adotada uma convicção ou crença, buscar apenas exemplos que a confirmem.

"Se você está pensando em comprar um novo carro específico, de repente você verá esse carro por todos os lados. Se você acabou de terminar um relacionamento longo, toda música que escutar parecerá falar de amor. O viés de confirmação é ver o mundo através de um filtro," escreveu David McCraney em seu livro sobre pensamento irracional e autoilusão (Você não é tão esperto, em tradução livre).

Ou seja, segundo a teoria que explica essa tendência, costumamos pensar que nossas opiniões são resultado de anos de análise racional e objetiva, mas muitas vezes elas apenas refletem anos de atenção a informações que já confirmavam o que acreditamos, enquanto ignoramos fatos que desafiam nossas noções preconcebidas.

Uma história de superação com forte componente social, em um país polarizado pela disputa política, forneceu um prato cheio de interpretações - e parece ter acionado o viés de confirmação em cada um de nós. Queremos estar certos sobre o mundo, então buscamos informações que confirmem nossas crenças, fugindo de evidências e opiniões discordantes.

Fatos e interpretações

Veja como a merecida medalha olímpica de Rafaela Silva parece ter confirmado o que os estudos psicológicos dizem.

A vitória sobre o racismo foi real quase nas mesmas condições: Em 2012, Rafaela Silva foi desclassificada na Olimpíada de Londres, sendo vítima de insultos racistas nas mesmas redes sociais. "Tinha (tuíte dizendo) que lugar de macaco era na jaula, e não nas Olimpíadas, que eu era vergonha para a minha família. Eu estava indignada, só queria minha família. Achei que ia ter incentivo, mas estava todo mundo me criticando," contou a atleta.

Mas Rafaela não pode ser classificada como "reserva moral militar" - ela é uma atleta que virou militar, e não o contrário. Ela ingressou nas Forças Armadas por meio do programa de incorporação de atletas de alto rendimento, uma parceria entre os ministérios da Defesa e do Esporte. Uma vez selecionados, os atletas dispõem dos benefícios da carreira militar, como 13º salário, plano de saúde, férias e instalações para treinamento. Por exemplo, ela não bateu continência ao receber o ouro, prática que chamou a atenção no Pan-Americano de Toronto, em 2015.

Isso de certa forma atesta o poder dos programas sociais - "não precisou de cotas e etc". Rafaela é atleta da ONG Instituto Reação, iniciativa do ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto que usa o judô como instrumento de inclusão social, Rafaela Silva também recebe a chamada Bolsa Pódio, do Ministério do Esporte. Dos 14 judocas convocados para a Olimpíada (sete no masculino e sete no feminino), 13 contam com o benefício. Na campanha presidencial de 2014, Rafaela chegou a gravar um vídeo manifestando apoio a Dilma Rousseff e citando o apoio estatal.

Quanto à produtividade, superação individual, méritos próprios e outros argumentos, são todos valores comumente associados ao pensamento liberal, mais à direita. O cientista político César Benjamin avalia assim: "Fatos são apenas fatos. As interpretações são criações das nossas cabeças. Nós somos responsáveis por elas. Quando elas passam a vampirizar os fatos, impedindo que eles existam livremente, o pensamento está doente", criticou em sua publicação.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Mente

Ética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.