02/08/2023

Química do clique produz potente terapia anticâncer

Redação do Diário da Saúde
Química do clique produz potente terapia anticancerígena
Esta técnica de montagem das substâncias é muito mais simples do que o processo tradicional de bioengenharia.
[Imagem: Peter A. Szijj et al. - 10.1038/s41557-023-01280-4]

Clique contra o câncer

A curiosa técnica conhecida como "química do clique", que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina no ano passado, acaba de produzir um fruto de primeira qualidade: Uma potente terapia anticâncer com efeitos colaterais mínimos.

A química do clique é uma técnica na qual os blocos de construção molecular se encaixam de forma rápida e eficiente, como se fossem peças de Lego, facilitando muito o desenvolvimento de novos compostos, incluindo fármacos.

Peter Szijj e colegas da Universidade de College de Londres criaram uma nova terapia anticancerosa plugando três componentes: Um visando a célula cancerígena, outro recrutando um glóbulo branco, chamado célula T, para atacar a célula cancerígena, e um terceiro componente destinado a eliminar parte das defesas da célula cancerígena.

Um dos três componentes, uma enzima chamada sialidase, que remove os açúcares que a célula cancerosa usa para se esconder, foi especialmente eficaz em matar células de câncer de mama em laboratório. Os pesquisadores afirmam que isso mostra que a enzima - que só recentemente começou a ser explorada na pesquisa do câncer - tem potencial para ser a base de uma nova geração de agentes anticâncer.

"A química do clique é uma maneira mais rápida e adaptável de construir esses agentes anticancerígenos multifuncionais do que a engenharia de proteínas. É relativamente fácil anexar 'alças' de clique às proteínas para que você possa tentar muitas combinações rapidamente para testar o que pode funcionar melhor. Usando a engenharia de proteínas, você precisa de um mecanismo separado para cada componente," disse Szijj.

Diminuir efeitos colaterais

Os pesquisadores também adicionaram uma quarta molécula ao seu fármaco, a biotina, que permitiu visualizar o quão bem os três outros componentes se ligam aos seus respectivos alvos.

Além disso, isso significa que esse quarto componente pode vir a ser substituído por outra pequena molécula com uma função diferente, para minimizar os efeitos colaterais, por exemplo, mascarando a construção da proteína até que ela atinja seu alvo pretendido, o tumor.

Essa substância contendo a enzima sialidase agora precisará ser testada em animais antes que qualquer teste envolvendo humanos possa começar.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Chemical generation of checkpoint inhibitory T-cell engagers for the treatment of cancer
Autores: Peter A. Szijj, Melissa A. Gray, Mikaela K. Ribi, Calise Bahou, João C. F. Nogueira, Carolyn R. Bertozzi, Vijay Chudasama
Publicação: Nature Chemistry
DOI: 10.1038/s41557-023-01280-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Câncer

Biologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.