23/12/2015

Remédios personalizados contra câncer não têm embasamento científico

Com informações da Nature

Sequenciamento de tumores

Têm sido grandes as promessas dos "medicamentos personalizados", sobretudo no caso do câncer.

Esses medicamentos personalizados são desenvolvidos a partir da análise genética do tumor do paciente.

Esses tratamentos ainda não foram aprovados pelas autoridades de saúde em nenhuma parte do mundo, mas já há notícias de clínicas oferecendo serviços a custos elevados.

Uso não autorizado

Infelizmente, os primeiros testes clínicos dessa nova abordagem não apresentaram benefícios, conforme relatório publicado na revista médica Lancet Oncology.

Segundo uma reportagem publicada pela revista científica Nature, mais de 30% dos medicamentos contra o câncer estão sendo receitados para tratar doenças para as quais eles não foram especificamente aprovados.

"Mas esse uso 'não autorizado' está correndo à frente do estado dos conhecimentos científicos," diz a revista, descrevendo como o primeiro ensaio clínico para testar esses usos demonstrou que eles não oferecem nenhum benefício aos pacientes que não possa ser suprido pela quimioterapia convencional - com todos os seus problemas.

Além disso, a falta de testes clínicos para o uso de um medicamento contra uma condição específica significa que não se sabe quais serão os possíveis efeitos colaterais desse uso.

Abandonando a ciência

"Este estudo é importante porque muitos oncologistas já adotaram a abordagem personalizada," disse o Dr. Daniel Catenacci, oncologista da Universidade de Chicago, que não participou do ensaio clínico.

"Por que eles abandonaram a ciência? Eu entendo por que isso acontece: os doentes querem viver e os médicos querem oferecer ajuda," diz ele.

O professor Christophe Le Tourneau, oncologista do Instituto Curie, em Paris e principal autor do ensaio clínico que avaliou o novo tratamento, confirma que vê esses tratamentos não autorizados "muito frequentemente" na sua prática médica.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Genética

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.