02/03/2012

Sono melhora com a idade

Redação do Diário da Saúde

Idosos dormem melhor

Ao contrário da crença geral, mesmo entre os especialistas, uma pesquisa mostrou que o sono melhora com a idade.

Depois de entrevistar 150.000 adultos nos Estados Unidos, constatou-se que o efeito é o inverso do que se acreditava, ou seja, a qualidade do sono melhora com o passar dos anos.

"Esses resultados nos forçam a repensar o que sabemos sobre o sono nas pessoas mais idosas, tanto homens quanto mulheres," afirmou Michael Grandner, da Universidade de Pensilvânia.

A única reclamação sobre a qualidade do sono associada com a idade surgiu, em pequeno número, entre as pessoas com mais de 80 anos.

Qualidade do sono

As entrevistas abordaram a ocorrência de distúrbios do sono e fatiga no dia seguinte.

Foram levantados dados sobre raça, renda, educação, depressão, humor, saúde em geral e tempo desde o último checkup médico.

Problemas de saúde e depressão mostraram uma associação positiva com sono ruim, e as mulheres relataram mais distúrbios do sono e cansaço diurno do que os homens.

Mas, com exceção de um pequena piora na meia-idade, mais pronunciada entre as mulheres do que entre os homens - a qualidade do sono melhora consistentemente ao longo da vida.

Ou, pelo menos, é assim que as pessoas sentem.

"Fato" desmentido

"Uma vez que você descarte coisas como doenças e depressão, as pessoas mais velhas relatam melhor sono," diz o pesquisador.

O Dr. Grandner confessa que seu objetivo era documentar o "fato" de que o sono piora com a idade, mas ele foi surpreendido pelos resultados exatamente inversos.

A conclusão, segundo ele, é que as pessoas idosas que estão com problemas de sono não devem achar que isto se deva à idade: elas devem procurar auxílio médico.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Terceira Idade

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.