10/09/2018

Surge esperança de uma vacina contra acne

Redação do Diário da Saúde
Surge esperança de uma vacina contra acne
A vacina contra acne seria a primeira a atacar bactérias já presentes na pele humana, em vez de patógenos invasores.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Vacina contra acne

Passos importantes acabam de ser dados rumo ao desenvolvimento de uma vacina contra a acne.

Pesquisadores demonstraram pela primeira vez que os anticorpos contra uma toxina secretada pelas bactérias na acne comum (acne vulgaris) conseguem reduzir a inflamação nessas lesões tão incômodas.

"Uma vez validado por um ensaio clínico de larga escala, o impacto potencial das nossas descobertas é enorme para as centenas de milhões de indivíduos que sofrem de acne vulgar.

"As opções atuais de tratamento muitas vezes não são eficazes ou toleráveis para muitos dos 85% dos adolescentes e mais milhões de adultos que sofrem dessa condição inflamatória cutânea multifatorial. Novas terapias seguras e eficientes são extremamente necessárias," disse o Dr. Chun-Ming Huang, da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA).

Ainda que a acne não seja uma doença que represente risco à vida, sua carga psicológica é alta. Ela é difícil de esconder e frequentemente prejudica a autoestima das pessoas, especialmente durante a adolescência - um período de importante desenvolvimento físico, emocional e social.

Uma vacina contra a acne poderia contornar os efeitos adversos típicos dos medicamentos retinoides tópicos ou sistêmicos e dos antibióticos, as atuais opções de tratamento. Alternativas em desenvolvimento incluem o uso de vírus para combater as acnes.

Anticorpos contra acne

A equipe do Dr. Huang demonstrou pela primeira vez que um fator conhecido como CAMP (Christie-Atkins-Munch-Peterson), uma toxina secretada pela bactéria Propionibacterium acnes (P. acnes), induz respostas inflamatórias na pele humana.

Então, para neutralizar este fator de virulência, a equipe testou anticorpos em camundongos e ex vivo - em células da pele humana. Os resultados mostram que a aplicação de anticorpos monoclonais ao fator CAMP 2 de fato diminui a resposta inflamatória.

Quando totalmente desenvolvida, esta vacina seria a primeira a atacar bactérias já presentes na pele humana, em vez de patógenos invasores - de fato, isso exigirá cuidados adicionais em seus testes, antes que ela seja liberada para uso humano.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Vacinas

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.