16/07/2020

Toxina de escorpião ajudará a tratar hipertensão e infarto

Redação do Diário da Saúde
Toxina de escorpião ajudará a tratar hipertensão e infarto
É mais uma demonstração de que a dose define o que é remédio e o que é veneno.
[Imagem: ACS]

Veneno na dose certa é remédio

Pesquisadores brasileiros estão desvendando o uso de compostos específicos do veneno de escorpião como medicamento.

O veneno do escorpião é uma mistura complexa de moléculas biologicamente ativas, incluindo neurotoxinas, vasodilatadores e compostos antimicrobianos, entre muitos outros. Embora o veneno seja doloroso para aqueles que têm azar de serem picados por um escorpião, os compostos individuais, se isolados e administrados na dose adequada, podem trazer benefícios surpreendentes à saúde.

Diana Mendoza e sua equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostraram que uma substância chamada tripeptídeo KPP, que compõe a toxina do escorpião, causa uma dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão sanguínea.

E o efeito parece ser duplo, porque o peptídeo do veneno do escorpião desencadeou a fosforilação de uma proteína chamada AKT, envolvida na produção de óxido nítrico, que também é um composto vasodilatador.

Com o efeito já confirmado em animais de laboratório, a intenção da equipe é prosseguir com os estudos para a criação de uma nova medicação para a hipertensão e outros problemas cardiovasculares.

Os efeitos verificados nas cobaias também indicam o potencial do novo composto para tratamento de ataques cardíacos, ajudando a recuperar as células danificadas do coração.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Moving Pieces in a Cellular Puzzle: A Cryptic Peptide from the Scorpion Toxin Ts14
Autores: Diana P. Goméz-Mendoza, Rafael Pereira Lemos, Itamar C. G. Jesus, Vladimir Gorshkov, Shaun M. K. McKinnie, John C. Vederas, Frank Kjeldsen, Silvia Guatimosim, Robson Augusto Santos, Adriano M. C. Pimenta, Thiago Verano-Braga
Publicação: Journal of Proteome Research
DOI: 10.1021/acs.jproteome.0c00290
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Coração

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2020 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.