16/12/2019

Vírus desconhecido é descoberto em humanos

Redação do Diário da Saúde
Vírus desconhecido é descoberto em humanos
Os vírus bacteriófagos podem estar diretamente envolvidos no aumento da resistência das bactérias aos antibióticos.
[Imagem: Cátia Pacífico et al. - 10.3389/fmicb.2019.02484]

Vírus bacteriófagos

Uma equipe internacional de cientistas descobriu um tipo de vírus anteriormente desconhecido em amostras de fluidos corporais humanos.

Os pesquisadores procuravam vírus que infectassem bactérias, conhecidas como bacteriófagos, com ênfase naquelas que atacam a bactéria Escherichia coli (E. coli), encontrada no intestino humano.

Eles identificaram um total de 43 bacteriófagos em amostras de fluidos corporais humanos, particularmente em amostras de sangue, sendo que um deles nunca havia sido observado antes.

A descoberta desses fagos no corpo humano, e em tamanha variedade, é especialmente significativa porque eles podem transmitir genes de resistência a antibióticos para bactérias.

Ante o problema crescente da resistência das bactérias aos antibióticos, qualquer informação que possa ajudar no enfrentamento dessa situação é urgentemente necessária, incluindo informações sobre a prevalência e frequência de fagos em seres humanos, bem como as relações entre eles.

"Examinamos 111 amostras de sangue, urina e outros fluidos corporais humanos para ver se eles continham fagos. E os encontramos em quase uma em cada sete amostras," explicou Cátia Pacífico, da Universidade de Ciências da Saúde Karl Landsteiner (Áustria). "Também descobrimos um novo tipo de fago da subfamília Tunavirinae. A presença de fagos em tantas amostras e a descoberta de uma nova forma mostram quão pouco sabemos sobre fagos no corpo humano".

Matéria escura viral

Os especialistas descrevem a presença desses microrganismos como a "matéria escura viral" do corpo humano - poucas equipes de pesquisa em todo o mundo trabalham com a análise de vírus bacteriófagos em humanos.

A variedade encontrada é ainda mais surpreendente quando se leva em conta que um equilíbrio entre os vários tipos de bactérias no corpo é crucial para a saúde e também porque os fagos atacam bactérias específicas, o que poderia, por sua vez, prejudicar gravemente esse equilíbrio.

Mas há muito mais envolvendo os fagos como fator na saúde humana: "O aumento da resistência a antibióticos é um grande problema que está crescendo em todo o mundo, e ainda sabemos muito pouco sobre como os fagos contribuem para isso," disse Cátia.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Natural Occurrence of Escherichia coli-Infecting Bacteriophages in Clinical Samples
Autores: Cátia Pacífico, Miriam Hilbert, Dmitrij Sofka, Nora Dinhopl, Ildiko-Julia Pap, Christoph Aspöck, João André Carriço, Friederike Hilbert
Publicação: Frontiers in Microbiology
DOI: 10.3389/fmicb.2019.02484
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Bactérias

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.