27/04/2020

Antioxidante reverte dano à fertilidade causado por bisfenol-A

Com informações da Agência Fapesp
Antioxidante reverte dano à fertilidade causado por bisfenol-A
A coenzima Q10, um antioxidante, desfaz danos causados às células germinativas pelo bisfenol A, encontrado em materiais plásticos.
[Imagem: Maria Fernanda Hornos Carneiro e Nara Shin]

Antioxidante contra oxidante

A exposição ao bisfenol-A (BPA), composto químico encontrado em alguns tipos de plásticos, invólucro interno de latas de comida e outros produtos, tem sido relacionada a diversos problemas de saúde, entre eles a redução da fertilidade.

Trabalhando durante estágio na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (EUA), a pesquisadora Maria Fernanda Hornos Carneiro demonstrou que é possível desfazer esse efeito prejudicial do contaminante pela suplementação com coenzima Q10, uma substância naturalmente produzida pelo corpo humano e também encontrada em carnes e pescados.

"Como sabemos que é praticamente impossível nos dias de hoje não se expor aos contaminantes, buscamos uma estratégia para resgatar o dano provocado. Já se sabe que a idade influencia negativamente a fertilidade em mulheres, existem vários estudos mostrando isso. Como a exposição ao BPA [e a outros desreguladores endócrinos] ocorre ao longo da vida, ainda não é possível estimar separadamente quanto da infertilidade observada advém da exposição a químicos ambientais tóxicos e quanto é devido à idade," disse Maria Fernanda.

Os experimentos foram feitos apenas em animais de laboratório - vermes da espécie Caenorhabditis elegans - mas esta é a primeira vez que se apresenta esta estratégia para reverter os efeitos do BPA já no organismo.

Por ser um excelente antioxidante, a coenzima Q10 é uma doadora de elétrons, reduzindo o estresse oxidativo e o dano causado pelo BPA.

"O BPA tem potencial oxidante, já que é instável quimicamente e gera espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. Quando se esgota a reserva antioxidante de uma célula [doadores de elétrons], o conteúdo destas espécies reativas de oxigênio e nitrogênio aumenta. Em função de sua instabilidade química, elas acabam por 'roubar' elétrons de organelas celulares como a mitocôndria, de membranas celulares, proteínas e até mesmo do DNA, gerando importante dano celular e podendo causar a morte das células. Isso em maior magnitude gera problemas importantes para o organismo," explicou Maria Fernanda.

Antioxidante contra bisfenol A

A pesquisa avaliou fatores como o número de ovos postos e o índice de eclosão, algo comparável em humanos à dificuldade de engravidar e à ocorrência de abortos espontâneos ou anomalias cromossômicas, respectivamente.

No experimento, vermes foram expostos ao BPA, à coenzima Q10 e a um solvente (DMSO) em diferentes combinações. Os vermes foram divididos em quatro grupos: um exposto apenas ao veículo (no qual o contaminante foi diluído-DMSO); o segundo, ao veículo e à coenzima Q10; o terceiro exposto somente ao contaminante BPA; e o último, ao contaminante com suplementação de Q10.

A exposição de vermes somente ao BPA resultou em mais quebras de DNA. "Potencialmente, isso se deu pela ação de espécies reativas de oxigênio, formadas em função da presença do contaminante no organismo. Observamos que essas quebras não foram corretamente reparadas nesse grupo de vermes," disse a pesquisadora.

Os danos foram observados por meio do monitoramento de uma proteína envolvida na quebra e no reparo do DNA quando ocorre a troca de material genético entre os cromossomos homólogos durante a meiose.

Chamada de troca cruzada, essa troca de material é importante para aumentar a diversidade genética e para a evolução. "Uma das hipóteses é a de que o aumento de quebras no material genético [e a ineficiência de reparo] foi provocado pelo aumento do estresse oxidativo na gônada causado pelo BPA," disse Maria Fernanda.

Observou-se ainda no processo maior disfunção mitocondrial, ou seja, as organelas responsáveis por produzir energia para as células passam a funcionar de forma desregulada. "Por causa do estresse oxidativo, o potencial de membrana mitocondrial estava muito alterado nos vermes expostos somente ao BPA. Já no grupo que recebeu a suplementação com coenzima Q10 houve o resgate desses marcadores," finalizou.

Embora ainda precise seguir um longo caminho de testes até sua avaliação em humanos, a estratégia de tratamento pode ser promissora para pessoas que já estão contaminadas ou que venham a entrar em contato com o bisfenol A, antes que ele venha a ser totalmente banido em escala mundial.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Antioxidant CoQ10 Restores Fertility by Rescuing Bisphenol A-Induced Oxidative DNA Damage in the Caenorhabditis elegans Germline
Autores: Maria Fernanda Hornos Carneiro, Nara Shin, Rajendiran Karthikraj, Fernando Barbosa, Kurunthachalam Kannan, Monica P. Colaiácovo
Publicação: PLOS Genetics
Vol.: 214 no. 2 381-395
DOI: 10.1534/genetics.119.302939
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Contaminação

Alimentação e Nutrição

Amamentação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.