15/09/2019

Aparelho portátil leva exames da retina a qualquer lugar

Com informações da Agência Brasil
Aparelho portátil leva exames da retina a qualquer lugar
O aparelho já foi aprovado pela Anvisa e está pronto para ser comercializado.
[Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil]

Retinógrafo portátil

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é o primeiro do estado a usar o "Eyer', um retinógrafo portátil, totalmente desenvolvido no Brasil, com tecnologia nacional, por três ex-alunos da USP de São Carlos.

O retinógrafo é acoplado a um celular, com lentes próprias para captar as imagens da retina.

Por ser portátil, o aparelho permite disponibilizar o exame de fundo de olho em pontos remotos, longe dos grandes centros, auxiliando médicos clínicos, cardiologistas, e de outras especialidades, que têm acesso a esse tipo de exame.

Para comparação, um retinógrafo convencional, que é acoplado a uma mesa e instalado em uma sala, pesa mais de 100 quilogramas e não permite que seja deslocado. Além disso, ele exige que os pacientes fiquem posicionados corretamente durante o exame, o que é um problema para fazer o exame em crianças e bebês.

Em doenças como a retinopatia diabética, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, o retinógrafo portátil consegue ampliar a oportunidade de exames para novos pacientes. O novo equipamento pode ser usado também nos berçários, auxiliando na identificação de problemas como a retinopatia da prematuridade, tipo raro de problema visual.

O retinógrafo permite transmitir a imagem pela internet, permitindo a análise e diagnóstico por profissionais localizados em qualquer parte do mundo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Olhos e Visão

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.