22/06/2023

Atividade física aumenta tolerância à dor

Redação do Diário da Saúde
Atividade física aumenta tolerância à dor
Uma alternativa para os portadores de dores crônicas podem ser os exercícios feitos com realidade virtual: Os benefícios físicos e cognitivos são os mesmos.
[Imagem: Tohoku University]

Exercite-se contra dor

Pessoas fisicamente ativas têm maior tolerância à dor do que as sedentárias. Mais do que isso, quanto mais elevado é o nível de atividade física, maior é o nível de tolerância à dor.

Foi o que comprovaram Anders Arnes e colegas da Universidade Norte da Noruega, que analisaram dados de mais de 10.000 adultos, um número muito superior ao dos estudos anteriores que analisaram o tema.

Os dados confirmam a hipótese de que o hábito de praticar um nível mais alto de atividade física ajuda a aliviar ou prevenir a dor crônica por aumentar a tolerância à dor.

A análise mostrou que permanecer fisicamente ativo, tornar-se ativo ou aumentar a atividade física está associado a uma maior tolerância à dor.

Os pesquisadores destacam que aumentar a atividade física pode ser uma estratégia válida para aliviar ou evitar a dor crônica, embora se saiba também que é muito difícil convencer pacientes com dores persistentes a se exercitarem.

"Tornar-se ou permanecer fisicamente ativo ao longo do tempo pode beneficiar sua tolerância à dor. Faça o que fizer, o mais importante é que você faça algo," concluiu a equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Longitudinal relationships between habitual physical activity and pain tolerance in the general population
Autores: Anders Pedersen Arnes, Christopher Sievert Nielsen, Audun Stubhaug, Mats Kirkeby Fjeld, Aslak Johansen, Bente Morseth, Bjorn Heine Strand, Tom Wilsgaard, Ólof Anna Steingrímsdóttir
Publicação: PLoS ONE
Vol.: 18(5): e0285041
DOI: 10.1371/journal.pone.0285041
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Dores Crônicas

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.