17/02/2020

Base de dados de produtos naturais do Brasil tem acesso gratuito

Com informações da Agência Fapesp
Base de dados de produtos naturais do Brasil tem acesso gratuito
Brasil detém segunda maior base de dados de produtos naturais do mundo. Na foto, a Amorpha fruticosa, uma das espécies listadas no repositório.
[Imagem: Wikimedia Commons]

Banco de dados da biodiversidade brasileira

Um banco de dados com informações detalhadas sobre mais de 54 mil compostos oriundos da biodiversidade brasileira foi criado por meio de uma colaboração entre o Instituto de Química da UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara (SP) e a Sociedade Norte-americana de Química.

O processo de sistematização das informações, feita pela pesquisadora Marília Valli, acaba de ser concluído e o Brasil passa a ser detentor da segunda maior base de dados sobre produtos naturais do mundo, atrás apenas da China.

Disponível em plataforma on-line e gratuita, o repositório reúne informações sobre ocorrência, estrutura química, dados analíticos e química medicinal, além de contar com uma relação de artigos publicados sobre cada elemento.

Dessa forma, a coleção permite que cientistas da academia e da indústria pesquisem, analisem e comparem a química de compostos bioativos naturais, facilitando o estudo e a criação de novos produtos químicos ou medicinais.

"O acesso amplo e aberto da comunidade científica ao banco de dados é essencial para que a ciência e a tecnologia avancem no país. A sistematização das informações traz maior eficiência à pesquisa, pois evita a repetição de estudos e facilita a formulação de novas hipóteses com base em descobertas anteriores. Com a coleção, fica mais fácil identificar alvos ainda não bem estudados," disse a professora Vanderlan Bolzani.

Produtos naturais do Brasil

Em razão de sua rica biodiversidade, o Brasil conta com enorme potencial para a produção de conhecimento e de produtos com valor agregado - incluindo medicamentos naturais ou derivados, suplementos alimentares, cosméticos e materiais para controle de pragas e parasitas agrícolas.

"O Brasil reúne aproximadamente 20% de todas as espécies do planeta. Esse banco de dados é estratégico para ampliar nosso conhecimento sobre a biodiversidade brasileira," disse Bolzani.

O banco de dados pode ser consultado gratuitamente no endereço http://nubbe.iq.unesp.br/portal/nubbe-search.html.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Softwares

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.