02/01/2023

Biochip implantável funciona como pâncreas artificial contra diabetes

Redação do Diário da Saúde
Biochip implantável funciona como pâncreas artificial contra diabetes
O biochip foi projetado para ser implantado sob a pele.
[Imagem: Houston Methodist]

Pâncreas artificial

Um biochip do tamanho de uma moeda pode alterar drasticamente o curso do tratamento para diabetes tipo 1, uma condição crônica que afeta milhões de pessoas e não tem cura.

Projetado para aplicar células de ilhotas e imunoterapia diretamente no corpo do paciente, o dispositivo impresso em 3D é uma espécie de pâncreas artificial - seu nome é NICHE, sigla em inglês para "Encapsulamento e retorno de células implantáveis neovascularizadas".

As ilhotas pancreáticas são "ilhas" do pâncreas que recebem um fluxo contínuo de informações sobre os níveis de glicose da corrente sanguínea e ajustam sua produção de insulina conforme necessário. Elas compreendem aproximadamente 1% do pâncreas, mas requerem de 15 a 20 por cento do fluxo sanguíneo para o órgão.

O tratamento com o biochip restaurou os níveis saudáveis de glicose e eliminou os sintomas do diabetes tipo 1 em modelos animais por mais de 150 dias, evitando os efeitos adversos graves da terapia anti-rejeição ao administrar as drogas imunossupressoras apenas onde as células das ilhotas transplantadas estavam localizadas.

Imunossupressão local é viável

O novo biochip é colocado sob a pele, sendo composto por um reservatório de células, para acomodar as ilhotas, e um reservatório de medicamentos, onde vai o medicamento de imunossupressão. É a primeira plataforma a combinar vascularização direta e imunossupressão local em um único dispositivo implantável que opera a longo prazo - a vascularização direta é fundamental para fornecer nutrientes e oxigênio para manter a viabilidade das ilhotas transplantadas.

"Um resultado chave da nossa pesquisa é que a imunossupressão local para transplante de células é eficaz," disse o Dr. Alessandro Grattoni, do Instituto Metodista de Pesquisas de Houston (EUA). "Este dispositivo pode mudar o paradigma de como os pacientes são tratados e pode ter um impacto enorme na eficácia do tratamento e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes."

O biochip já incorpora portas para o reabastecimento dos medicamentos conforme necessário. Os pesquisadores reabasteceram os reservatórios a cada 28 dias, o que é comparável a outras drogas de ação prolongada clinicamente disponíveis para prevenção de enxaqueca ou tratamento de HIV.

Evitando o transplante

O diabetes tipo 1 é causado por uma reação autoimune que destrói as células do pâncreas que produzem insulina, podendo também causar insuficiência renal. O tratamento convencional consiste em injeções diárias de insulina, mas o controle rigoroso dos níveis de glicose continua sendo um desafio complicado para os pacientes.

Além disso, em casos mais graves, os pacientes podem precisar de transplantes de pâncreas e rim, ou podem se qualificar para um transplante de células de ilhotas, onde as células de um doador de pâncreas falecido são colhidas, processadas e depois transplantadas para o fígado do paciente.

Esses transplantes podem ajudar a melhorar os sintomas do paciente; no entanto, como em todos os transplantes de órgãos, um dos maiores desafios é a necessidade de drogas imunossupressoras para o resto de suas vidas, para evitar a rejeição do transplante. A imunossupressão ao longo da vida pode tornar os pacientes vulneráveis a doenças infecciosas e aumenta o risco de certos tipos de câncer.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Implantable niche with local immunosuppression for islet allotransplantation achieves type 1 diabetes reversal in rats
Autores: Jesus Paez-Mayorga, Jocelyn Nikita Campa-Carranza, Simone Capuani, Nathanael Hernandez, Hsuan-Chen Liu, Corrine Ying Xuan Chua, Fernanda Paola Pons-Faudoa, Gulsah Malgir, Bella Alvarez, Jean A. Niles, Lissenya B. Argueta, Kathryn A. Shelton, Sarah Kezar, Pramod N. Nehete, Dora M. Berman, Melissa A. Willman, Xian C. Li, Camillo Ricordi, Joan E. Nichols, A. Osama Gaber, Norma S. Kenyon, Alessandro Grattoni 
Publicação: Nature Communications
Vol.: 13, Article number: 7951
DOI: 10.1038/s41467-022-35629-z
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biochips

Transplantes

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.