03/12/2019

Cebola e alho reduzem risco de câncer de mama em 67%

Redação do Diário da Saúde
Cebola e alho reduzem risco de câncer de mama em 67%
A cebola e o alho são ricos em flavonóis e compostos organossulfários.
[Imagem: Buffalo University/Divulgação]

Sofrito

Cebola e alho são ingredientes-chave em muitas receitas.

E os dois condimentos também podem ser uma receita para reduzir o risco de câncer de mama.

Gauri Desai, liderando um grupo de pesquisadores das universidades de Buffalo (EUA) e de Porto Rico, documentaram esse efeito estudando o sofrito, um refogado com origem na culinária mediterrânea e que é mania nacional em Porto Rico.

O sofrito é uma espécie de molho feito com cebola e tomate, fritos em azeite e aromatizado com alho e outras ervas aromáticas.

As mulheres que comiam sofrito mais de uma vez por dia e que, além disso, ingeriam cebola e alho em outros pratos, apresentaram um risco de câncer de mama reduzido em 67%, conforme atestado em um estudo de base populacional.

"A cebola e o alho são ricos em flavonóis e compostos organossulfários," disse Desai, acrescentando que foi a ingestão total de cebola e alho, e não o sofrito sozinho, que foi associado à redução no risco de câncer de mama.

Em particular, o alho contém compostos como S-alilcisteína, sulfeto de dialil e dissulfeto de dialil, enquanto as cebolas contêm sulfóxidos de alc(en)il cisteína.

"Esses compostos apresentam propriedades anticarcinogênicas em humanos, bem como em estudos experimentais em animais," disse Lina Mu, coordenadora do estudo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Onion and Garlic Intake and Breast Cancer, a Case-Control Study in Puerto Rico
Autores: Gauri Desai, Michelle Schelske-Santos, Cruz M. Nazario, Rosa V. Rosario-Rosado, Imar Mansilla-Rivera, Farah Ramírez-Marrero, Jing Nie, Ajay A. Myneni, Zuo-Feng Zhang, Jo L. Freudenheim, Lina Mu
Publicação: Nutrition and Cancer
DOI: 10.1080/01635581.2019.1651349
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Câncer

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.