12/03/2021

Composto natural promissor como anticoncepcional masculino

Redação do Diário da Saúde
Composto natural promissor como anticoncepcional masculina
A videira trovão de Deus já esteve envolvida em pesquisas para desenvolver um anticoncepcional masculino antes, mas envolvendo outro meio de ação.
[Imagem: Wikipedia]

Triptonida

Pesquisadores descobriram um composto natural com efeitos contraceptivos masculinos quase ideais em estudos pré-clínicos.

Apesar dos enormes esforços nas últimas décadas, o progresso no desenvolvimento de anticoncepcionais masculinos não hormonais tem sido muito limitado.

A equipe do professor Zongliang Chang, do Instituto Lundquist (EUA), descobriu agora um composto natural que funciona como agente anticoncepcional masculino e que se mostrou seguro, eficaz e reversível em modelos animais pré-clínicos.

O composto é o triptonídeo - ou triptonida - que pode ser purificado a partir de uma erva da medicina tradicional chinesa chamada Tripterygium Wilfordii Hook F, também conhecida como "videira trovão de Deus". O composto também pode ser produzido por síntese química.

Doses orais únicas diárias de triptonídeo geraram espermatozoides alterados, com mínima ou nenhuma motilidade para frente, com perto de 100% de eficácia. Em consequência, isso gerou a infertilidade nos animais machos em períodos que variaram entre 3-4 e 5-6 semanas.

Assim que o tratamento é interrompido, os machos tornam-se férteis novamente em cerca de 4-6 semanas e podem produzir descendentes saudáveis. Nenhum efeito tóxico perceptível foi detectado no tratamento com triptonídeo de curto ou longo prazo.

Anticoncepcional masculino

Todos os dados sugerem que a triptonida é um agente anticoncepcional masculino não-hormonal altamente promissor porque parece atender a todos os critérios para um candidato a medicamento anticoncepcional viável, incluindo biodisponibilidade, eficácia, reversibilidade e segurança.

Uma bateria de análises bioquímicas realizada pela equipe indica ainda que a triptonida tem como alvo uma das últimas etapas durante a montagem do esperma, levando à produção de espermatozoides alterados sem a motilidade vigorosa necessária para a fertilização.

"[Isso foi possível] graças a décadas de pesquisa básica, que nos inspirou a desenvolver a ideia de que um composto que tem como alvo uma proteína crítica para as últimas etapas da montagem do espermatozoide levaria à produção de espermatozoides não funcionais sem causar depleção grave das células testiculares," disse o Dr. Wei Yan. "Temos a expectativa otimista de que seremos capazes de iniciar testes clínicos em humanos em breve para tornar o anticoncepcional masculino não hormonal uma realidade."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Triptonide is a reversible non-hormonal male contraceptive agent in mice and non-human primates
Autores: Zongliang Chang, Weibing Qin, Huili Zheng, Kathleen Schegg, Lu Han, Xiaohua Liu, Yue Wang, Zhuqing Wang, Hayden McSwiggin, Hongying Peng, Shuiqiao Yuan, Jiabao Wu, Yongxia Wang, Shenghui Zhu, Yanjia Jiang, Hua Nie, Yuan Tang, Yu Zhou, Michael J. M. Hitchcock, Yunge Tang, Wei Yan
Publicação: Nature Communications
Vol.: 12, Article number: 1253
DOI: 10.1038/s41467-021-21517-5
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sexualidade

Medicamentos Naturais

Saúde do Homem

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.