22/05/2023

Descoberta via cerebral que nos permite aprender com nossos erros

Redação do Diário da Saúde
Descoberta via cerebral que nos permite aprender com nossos erros
A tarefa era particularmente difícil, exigindo um aprendizado detalhado por parte dos animais.
[Imagem: Tadaaki Nishioka et al. - 10.1038/s41467-023-38025-3]

Erros vistos no cérebro

A ideia de que devemos aprender com os nossos próprios erros e evitar cometê-los no futuro é reconhecida há milênios.

Mas os neurocientistas querem sempre conhecer os mecanismos cerebrais e as vias que controlam nossas capacidades.

Tadaaki Nishioka, da Universidade de Osaka, acaba de descobrir exatamente isso, um caminho cerebral específico que é acionado quando identificamos e aprendemos com nossos erros para orientar melhor a tomada de decisões no futuro.

A equipe começou projetando uma tarefa cognitivo-comportamental na qual camundongos só poderiam receber uma recompensa de açúcar se aprendessem como evitar cometer erros de tomada de decisão (veja a figura).

Então, usando uma técnica de imagem cerebral de ponta, eles identificaram um grupo específico de células que "acendia" sempre que os camundongos cometiam um erro. Conhecidas como neurônios D2, essas células estão situadas no núcleo accumbens, uma área do cérebro implicada na tomada de decisões.

Descoberta via cerebral que nos permite aprender com nossos erros
Estes são os neurônios envolvidos no reconhecimento dos próprios erros.
[Imagem: Tadaaki Nishioka et al. - 10.1038/s41467-023-38025-3]

Seus erros passam por aqui

Finalmente, usando uma técnica chamada optogenética, que permite que as células sejam temporariamente "desligadas", a equipe demonstrou que, quando a sinalização dos neurônios D2 é bloqueada durante a parte da tarefa em que os camundongos normalmente perceberiam que cometeram um erro - ou seja, quando eles descobrem o resultado de sua decisão -, então os camundongos tinham maior probabilidade de cometer o mesmo erro novamente no futuro.

"Nosso trabalho é um passo importante para entender como o cérebro controla nossas escolhas e comportamentos diários," disse o professor Tom Macpherson, um dos coordenadores da equipe. "A identificação dessas células como 'sinalizadoras de erros' também pode ajudar a orientar novos tratamentos para condições de saúde mental associadas ao comprometimento da capacidade de tomada de decisão".

Checagem com artigo científico:

Artigo: Error-related signaling in nucleus accumbens D2 receptor-expressing neurons guides inhibition-based choice behavior in mice
Autores: Tadaaki Nishioka, Suthinee Attachaipanich, Kosuke Hamaguchi, Michael Lazarus, Alban de Kerchove d’Exaerde, Tom Macpherson, Takatoshi Hikida
Publicação: Nature Communications
DOI: 10.1038/s41467-023-38025-3
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Mente

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.