16/09/2020

Dormir menos que o normal aumenta sensação de raiva

Redação do Diário da Saúde
Dormir menos que o normal aumenta sensação de raiva
Os psicólogos têm-se perguntado se ataques de raiva são doença do cérebro ou mau comportamento. - em todo caso, um ataque de raiva aumenta o risco de infarto e derrame.
[Imagem: Stefan Keller/Pixabay]

Raiva e sono

Você tem-se sentido com raiva ultimamente?

Pois parece que uma boa noite de sono pode ser exatamente o que você precisa para domar esse sentimento negativo.

Pesquisadores analisaram registros diários de 202 estudantes universitários, que monitoraram seu sono, fatores estressantes diários e as sensações de raiva ao longo de um mês.

Os resultados mostram que os indivíduos relataram sentir mais raiva nos dias após dormirem menos à noite do que o normal para eles.

No laboratório

A equipe de pesquisa também conduziu um experimento de laboratório, envolvendo 147 voluntários da comunidade.

Os participantes foram designados aleatoriamente para manter sua programação regular de sono ou para restringir seu sono em casa por cerca de cinco horas em duas noites. Após essa manipulação, a raiva foi avaliada durante a exposição a um ruído irritante.

O experimento mostrou que indivíduos que dormiram bem se adaptaram ao ruído e relataram menos raiva até dois dias depois.

Em contraste, os indivíduos com restrição de sono apresentaram uma raiva maior e aumentada em resposta ao ruído aversivo, sugerindo que perder o sono prejudica a adaptação emocional a circunstâncias frustrantes.

Raiva e frustração

A sonolência subjetiva foi responsável pela maior parte do efeito experimental da perda de sono sobre a raiva. Um experimento relacionado, no qual indivíduos relataram raiva após um jogo competitivo online, encontrou resultados semelhantes.

"Estes resultados são importantes porque fornecem fortes evidências causais de que a restrição do sono aumenta a raiva e aumenta a frustração ao longo do tempo," disse Zlatan Krizan, professor da Universidade Estadual de Iowa (EUA). "Além disso, os resultados do estudo do diário sugerem que esses efeitos se traduzem na vida cotidiana, já que os adultos jovens relataram mais raiva à tarde nos dias após terem dormido menos."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Does Losing Sleep Unleash Anger?
Autores: Z. Krizan, A. Miller, G. Hisler
Publicação: Sleep
Vol.: 43, Issue Supplement_1
DOI: 10.1093/sleep/zsaa056.274
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Emoções

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.