26/03/2009

Erva daninha pode ser esperança contra o câncer

Redação do Diário da Saúde
Erva daninha pode ser esperança contra o câncer
Flores da erva-de-são-simão (Vernonia scorpioides), que possui um composto ativo eficaz contra o câncer.
[Imagem: Instituto de Biologia/Unicamp]

Erva benéfica

Pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) descobriram um princípio ativo em uma planta comum no Brasil, frequentemente descrita como erva daninha, que poderá se transformar em uma nova arma contra o câncer.

A erva-de-são-simão (Vernonia Scorpiodes) é uma espécie endêmica e pode ser encontrada em pastagens, terrenos baldios e beira de estradas.

Agentes antitumorais

Os pesquisadores da Univali descobriram que compostos químicos presentes na planta têm a capacidade de destruir células de melanoma e adenocarcioma.

"Os resultados são importantes na busca por agentes antitumorais que, somados ao estímulo ao sistema imune, auxiliam no combate à doença", afirma Tania Mari Belle Bresolin, coordenadora do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Univali.

Atividade seletiva

Os extratos e frações da planta demonstraram possuir atividade seletiva, sendo cicotóxicos apenas para células tumorais, apresentando, inclusive, efeito estimulador sobre as células de defesa do organismo. Os testes foram realizados em modelos animais.

Os pesquisadores, contudo, não recomendam o uso direto da planta, já que ela contém também compostos nocivos. "Alguns compostos isolados da planta afetam também as células não-tumorais. Os estudos são preliminares e ainda são necessários testes complementares para garantir a efetividade e segurança do uso da planta", diz Tania.

Próximos passos

Ainda não há previsão de testes em humanos. Os pesquisadores esperam que a divulgação dos resultados preliminares desperte o interesse na pesquisa por parte da indústria farmacêutica. "A planta estava sendo pesquisada há seis anos. É a continuidade dos estudos que permitirá a identificação dos agentes imunoestimuladores e quimioterápicos", completa a pesquisadora.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Terapias Alternativas

Homeopatia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.