10/01/2024

Escondendo verdades sobre si mesmo? Não vale a pena o esforço

Redação do Diário da Saúde
Escondendo verdades sobre si mesmo? Não vale a pena o esforço
Há um fardo psicológico associado ao sigilo.
[Imagem: University of Texas at Austin]

Julgamentos amigáveis

Seja no local de trabalho ou em contextos sociais, as pessoas frequentemente mantêm em segredo informações adversas sobre si mesmas porque temem que os outros as julguem com severidade.

Mas esses medos parecem ser largamente exagerados, gerando uma carga de estresse para manutenção do segredo que não vale a pena.

Na verdade, quando os participantes de um estudo superaram o medo e revelaram seu segredo, aqueles em quem confiaram foram significativamente mais compreensivos do que os participantes esperavam.

"Quando pensamos em transmitir informações negativas sobre nós mesmos, nos concentramos no conteúdo da mensagem," comentou o professor Amit Kumar, da Universidade do Texas, em Austin (EUA). "Mas os destinatários estão pensando nas características positivas necessárias para revelar esse segredo, como confiança, honestidade e vulnerabilidade."

Para chegar a essas conclusões, a equipe fez nada menos do que 12 experimentos, que destacaram duas características sistematicamente presentes nas situações de manutenção e revelação de um segredo: O julgamento real foi consistentemente melhor do que o julgamento esperado pelos participantes; e o que os pesquisadores chamam de "expectativas mal calibradas", com a revelação do segredo gerando muito menos desconfiança dos outros em relação a quem contava o segredo.

E essas descobertas podem ter um impacto real nos relacionamentos do dia a dia: Quando desafiados a confessar que tinham mentido, apenas 56% dos participantes o fizeram. Mas, noutro grupo, onde foi dito aos participantes que eles não seriam julgados com severidade, 92% optaram por revelar sua mentira.

"Há um fardo psicológico associado ao sigilo," disse Kumar. "Se conseguirmos alterar as expectativas das pessoas para torná-las mais alinhadas com a realidade, elas poderão ser mais transparentes nos seus relacionamentos."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Let it go: How exaggerating the reputational costs of revealing negative information encourages secrecy in relationships
Autores: Michael Kardas, Amit Kumar, Nicholas Epley
Publicação: Journal of Personality and Social Psychology
DOI: 10.1037/pspi0000441
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Ética

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.