09/09/2008

Framboesas diminuem progressão do câncer alterando centenas de genes

Redação do Diário da Saúde
Framboesas diminuem progressão do câncer alterando centenas de genes
Framboesas secas no congelador possuem concentrados que inibem o desenvolvimento do câncer.
[Imagem: iStockphoto/Denis Kheshchenik]

Manipulação genética com framboesas

Uma nova pesquisa traz fortes evidências de que um mix de agentes preventivos, tais como os encontrados em concentrados de framboesas, podem inibir o desenvolvimento do câncer de forma mais eficaz do que agentes individuais dirigidos para a desativação de um gene em particular.

Pesquisadores da Ohio State University, nos Estados Unidos, examinaram os efeitos das framboesas secas congeladas sobre genes alterados por um composto químico causador de câncer em um modelo animal de câncer do esôfago.

Carcinogênico

O carcinogênico - elemento causador do câncer - afetou a atividade de cerca de 2.200 genes no esôfago do animal em apenas uma semana, mas 460 desses genes foram restaurados à sua atividade normal nos animais que consumiram um extrato congelado de framboesa como parte sua dieta durante a exposição ao carcinogênico.

A descoberta, publicada na revista Cancer Research, também ajudou a identificar 53 genes que podem desempenhar um papel fundamental no estágio inicial do desenvolvimento do câncer, podendo se tornar alvos importantes para agentes quimioterápicos.

10 vezes mais potente

"Isto sugere que uma mistura de agentes preventivos, que as framboesas contêm, pode prevenir o câncer de forma muito mais efetiva do que um único agente voltado para um ou alguns poucos genes," diz o Dr. Gary D. Stoner.

Stoner salienta que as framboesas têm vitaminas, minerais, fenóis e fitoesteróis, muitos dos quais individualmente são conhecidos por prevenir o câncer em animais.

"Secar as framboesas no congelador concentra esses elementos cerca de 10 vezes, dando-nos um pacote poderoso de agentes quimiopreventivos que podem influenciar as diferentes rotas de sinalização que são desreguladas pelo câncer," diz ele.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Quimioterapia

Câncer

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.