03/04/2020

Google mostra onde pessoas estão indo durante pandemia do coronavírus

Redação do Diário da Saúde
Google divulga mapa de movimentação das pessoas durante pandemia do coronavírus
Os dados são apresentados na média nacional e segmentados por estado.
[Imagem: Google]

Movimentação durante a pandemia

O Google anunciou um novo serviço durante a pandemia da covid-19: mapas que mostram hábitos de deslocamento das pessoas durante o período de distanciamento social e quarentenas.

A empresa publicará diariamente detalhes dos diferentes tipos de lugares que as pessoas estão visitando em 130 países.

Os dados são baseados nas informações de localização coletados por meio do aplicativo Google Maps e de todos os outros serviços móveis da empresa, proprietário do sistema Android, que roda na quase totalidade dos telefones celulares.

Os mapas mostram, em termos percentuais, a variação na visitação a diferentes tipos de lugares, sempre comparados com o que costumavam ser no início deste ano, antes da pandemia.

A primeira atualização mostra, na média brasileira, quedas de 71% na movimentação dos shoppings e supermercados, 62% na movimentação em estações de transporte público e 34% nos locais de trabalho. O "trânsito residencial", por sua vez, apresentou aumento de 17%.

Google divulga mapa de movimentação das pessoas durante pandemia do coronavírus
Os números do estado do Rio de Janeiro são bastante similares aos de São Paulo, com exceção dos parques - ou praias.
[Imagem: Google]

Contra a disseminação da covid-19

O plano é publicar atualizações regulares com os números referentes às atividades de dois ou três dias anteriores "desde que as autoridades de saúde pública os considerem úteis em seu trabalho para impedir a disseminação do COVID-19," diz o Google.

A empresa prometeu que a privacidade das pessoas será preservada: "Nenhuma informação de identificação pessoal, como localização individual, contatos ou movimento de uma pessoa, será disponibilizada em qualquer momento".

Os dados mostram a visitação aos seguintes tipos de locais:

  • supermercados e shopping centers
  • farmácias e mercearias
  • parques, praias e praças
  • estações de ônibus, metrô e trem
  • edifícios de escritórios e outros locais de trabalho
  • residencial

Os mapas podem ser acessados no endereço https://www.google.com/covid19/mobility/.

Siga o Diário da Saúde no Google News

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.