11/12/2008

Idosos sentem-se até 13 anos mais jovens que sua idade cronológica

Diane Swanbrow

Percepções sobre o envelhecimento

Pessoas idosas tendem a se sentir 13 anos mais jovens do que a sua idade cronológica. Esta é uma das descobertas de um estudo a ser publicado na próxima edição do Journals of Gerontology: Psychological Science.

Os pesquisadores analisaram as respostas de 516 homens e mulheres com idades acima de 70 anos, rastreando como suas percepções sobre a idade e sua satisfação com o envelhecimento se alteraram ao longo de um período de seis anos.

Sentindo-se mais jovem

"As pessoas geralmente se sentem bem mais jovens do que realmente são, e elas também mostraram níveis relativamente altos de satisfação com o envelhecimento ao longo do período estudado," diz a psicóloga Jacqui Smith, da Universidade de Michigan (Estados Unidos).

"Nós examinamos alterações individuais ao longo do tempo e esperávamos que o hiato aumentasse. Mas ficamos surpresos ao descobrir que, na média ele se mantém," diz Smith. Na verdade, entre os participantes mais velhos da amostra o hiato entre a idade cronológica e a idade "sentida" é ainda maior.

Em geral as mulheres percebem sua aparência como estando mais próxima de sua idade real do que os homens. As mulheres vêem a si mesmas cerca de quatro anos mais velhas do que os homens.

Satisfação com o processo de envelhecimento

Para avaliar a satisfação com o processo de envelhecimento, os pesquisadores perguntaram aos participantes em que nível eles concordavam com estas cinco afirmativas:

  • As coisas estão piorando à medida que envelheço.
  • Eu tenho tanto vigor quanto eu tinha no ano passado.
  • Eu estou envelhecendo, já não sou tão útil.
  • À medida que envelheço as coisas ficam melhores do que eu pensava que ficariam.
  • Eu estou tão feliz agora quanto quando era mais jovem.

Inicialmente, os homens estavam mais satisfeitos do que as mulheres com o próprio envelhecimento. Mas, ao longo do período de seis anos da pesquisa, a satisfação dos homens declinou mais do que a das mulheres. Segundo os pesquisadores, problemas de saúde amplificam esse padrão.

Quem se sente mais jovem morre mais velho

Smith e seus colegas descobriram que as pessoas que se sentem mais jovens tendem a morrer menos do que as demais, dados o mesmo nível de idade cronológica e saúde física equivalente.

"Pensar positivo sobre ficar velho pode muito bem estar associado com permanecer ativo e ter melhor saúde na velhice," diz a pesquisadora. "Desta forma, estudos sobre a autopercepção do envelhecimento podem contribuir para nosso entendimento de indicadores potenciais da jovialidade em adultos idosos."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Bem-estar emocional

Felicidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.