10/10/2025

Luz artificial altera sincronização do corpo feminino com a Lua

Redação do Diário da Saúde
Luz artificial altera sincronização do corpo feminino com a Lua
O organismo feminino responde ao ciclo lunar, mas a iluminação artificial está atrapalhando esse sincronismo.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Influência da Lua

Não há dúvida de que a Lua exerce uma influência significativa sobre a Terra: Sua atração gravitacional afeta o planeta e movimenta massas de água no ritmo diário de fluxo e refluxo das marés.

Mas agora também não temos mais dúvidas de que a Lua influencia a vida na Terra. Mais especificamente a fisiologia humana, e particularmente as mulheres.

Cientistas acabam de comprovar que o advento das telas de celulares e computadores, e particularmente do uso de LEDs como fontes de iluminação, impactaram fortemente a sincronia do ritmo fisiológico feminino com os ciclos lunares.

"Os resultados mostraram que os ciclos menstruais de mulheres cujos registros foram feitos antes da introdução dos diodos emissores de luz, em 2010, e do uso generalizado de telefones celulares, estavam significativamente sincronizados com o ciclo da lua cheia e nova," conta a professora Charlotte Förster, da Universidade de Wurzburg (Alemanha).

Depois de 2010, os ciclos menstruais passaram a ser sincronizados apenas em janeiro, quando as forças gravitacionais entre a Lua, o Sol e a Terra atingem seu ápice.

Relógio biológico lunar

A interpretação da equipe é que os seres humanos possuem um relógio lunar interno, que pode ser sincronizado com o ciclo lunar pela luz noturna natural e pelas forças gravitacionais. No entanto, o acoplamento do relógio lunar ao ciclo lunar nos humanos é prejudicado pelo aumento da iluminação noturna por luz artificial.

"Relógios lunares são comuns em organismos marinhos, mas ainda não foram comprovados em humanos," explicou a professora Charlotte. De fato, muitas espécies sincronizam seu comportamento reprodutivo com uma fase específica do ciclo lunar, para aumentar o sucesso reprodutivo.

O ciclo menstrual humano também tem duração semelhante ao ciclo lunar, com aproximadamente 29,5 dias, e estudos recentes também sugerem uma sincronicidade pelo menos temporária entre os ciclos menstrual e lunar.

Agora, a exemplo do que se deu recentemente com o mapeamento do relógio biológico solar, que dita nosso ritmo diário de sono, será necessário descobrir os mecanismos fisiológicos que expliquem essa ação da luz e da gravidade da Lua sobre a fisiologia humana. "Nossas descobertas mostram uma correlação entre esses dois fenômenos. Não conseguimos estabelecer um nexo causal," disse a pesquisadora.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Synchronization of women's menstruation with the Moon has decreased but remains detectable when gravitational pull is strong
Autores: Charlotte Helfrich-Förster, Oliver Mitesser, Thomas Hovestadt
Publicação: Science Advances
DOI: 10.1126/sciadv.adw4096
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Espiritualidade

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.