08/04/2019

Mais da metade dos brasileiros está acima do peso

Com informações da Agência Brasil

Peso com pouco exercício

Cerca de 53% da população brasileira está com excesso de peso e 45,8% pratica uma atividade física insuficiente.

Os dados constam a última edição da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde.

Os números estão longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pretende reduzir a inatividade física em 15% até 2030, em todo o mundo. "Acredita-se que um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física de forma suficiente", disse Rogério Scarabel, da ANS (Agência Nacional de Saúde).

A ANS lançou neste fim de semana o projeto Movimentar-se É Preciso, estimulando as operadoras de saúde a realizarem programas voltados a atividades físicas para seus beneficiários.

Atualmente, existem 1.822 programas desse tipo cadastrados junto à ANS, contemplando cerca de 2,25 milhões de beneficiários de planos de saúde. O número de programas cresceu 432% em sete anos. Das 743 operadoras médico-hospitalares ativas com beneficiários, 394 - 53% do total - têm programas desse tipo. Das 394 operadoras exclusivamente odontológicas ativas com beneficiários, somente 15 (4,27%) têm programas registrados na ANS.

Prevenção

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), entre as quais se incluem as doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, além de diversas condições mentais: como a atividade física pode prevenir o encolhimento do cérebro, os exercícios podem prevenir Alzheimer.

Segundo a ANS, essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano entre 30 e 70 anos. Além de constituir um desafio para a saúde, a inatividade física custa cerca de US$ 54 bilhões em todo o mundo em assistência médica direta, dos quais 57% são incorridos pelo setor público.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Atividades Físicas

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.